Em algumas situações, nos veremos diante da situação de ter que ajudar um colega de trabalho desorganizado. Seja porque ele pediu, seja porque o desempenho desorganizado está bagunçando a agenda de todo mundo.
Existem diversas formas de fazer isso, mas, o ideal, antes de qualquer coisa, é saber se a pessoa realmente quer ajuda. Às vezes, você acredita que a mesa bagunçada do seu colega é um problemão, mas na prática ele consegue entregar tudo dentro do prazo.
Por isso, ter um olhar atento e conversar com franqueza são medidas importantes. Vamos, agora, refletir sobre outras considerações? Acompanhe este texto!
Como ajudar um colega de trabalho desorganizado?
Na hora de ajudar um colega de trabalho desorganizado é necessário ter empatia e paciência. Não podemos querer que a pessoa simplesmente mude a sua personalidade da noite para o dia. Primeiro porque isso não seria justo. Segundo porque as atitudes alheias não estão sob o nosso controle.
Além disso, devemos reconhecer que mudar hábitos é difícil e exige tempo. Veja a seguir dicas que partem dessas premissas:
1. Verifique se ele realmente quer ser ajudado
Como mencionamos no começo deste conteúdo, é importante que você avalie se realmente o seu colega quer ser ajudado. Isto é, se a aparente falta de organização dele não está atrapalhando os colegas, e ele tem conseguido entregar tudo no prazo estipulado, por que querer mudar os hábitos que ele tem? Só por que você julga que ele está errado?
Agora, se ele tem causado problemas nas agendas alheias e está atrasando as entregas, aí sim você pode conversar com ele sobre a situação e disponibilizar ajuda.
2. Entenda a situação e o que está “fora do lugar”
Ao visualizar a situação de fora, e com a abertura do seu colega, tente analisar o que pode estar fora do lugar. Será que ele precisa anotar os compromissos? Organizar a mesa? Aprender a mensurar o tempo que levará para uma determinada tarefa antes de aceitar os prazos? Ajude-o a ter esses insights.
3. Incentive-o a usar uma agenda
Para ajudar um colega de trabalho desorganizado você também pode incentivá-lo a usar uma agenda. No começo ele pode ter dificuldade para manter tudo anotado, mas tente sempre lembrá-lo da importância de anotar os compromissos para não se perder.
4. Incentive-o a contar com a ajuda profissional
Em alguns casos, a falta de organização pode ser extrema, a ponto de a pessoa precisar da ajuda de um especialista em gestão de tarefas e de tempo. Se for esse o caso, incentive-o a procurar um apoio adequado.
5. Ajude-o a montar metas e objetivos
Ajude o seu colega na hora de montar metas e objetivos. Às vezes, a falta de organização está associada à ausência de prioridades e a dificuldade para saber o que deve ser feito e quando deve ser feito.
Sendo assim, apoiá-lo nesse tipo de análise, instigando-o a criar novos hábitos que possam ajudá-lo a se organizar nesse sentido é um caminho muito interessante.
Esperamos que este conteúdo possa ter contribuído de alguma forma. Até mais!