As metodologias são bases estratégicas para as empresas, isso em todas as áreas. Todavia, a implementação dessas metodologias precisam de acompanhamento para que gerem resultados eficientes.
Dentro do marketing há uma vertente, o Agile Marketing que objetiva garantir as práticas positivas na gestão dos projetos.
Quando pensamos em eficiência e otimização de tempo, pensamos em uma gestão capacitada.
O conceito de Agile Marketing é oriundo da área de desenvolvimento de softwares, e foi migrado para o marketing das empresas. Todavia, isso tem uma razão.
No conceito de Agile Marketing, os projetos são geridos de forma clara e objetiva, através de divisão do projeto.
A abordagem do Agile Development foi transferida para tudo o que tange a comunicação das empresas, sendo assim, o Agile Marketing é aplicado ao Marketing, comercial e vendas.
Esse conceito é oriundo de uma adaptação do marketing para as situações atuais, quanto às necessidades dos clientes.
O Agile Marketing é definido com base em sete valores:
A prática do Agile Marketing é bem simples. Pode usar uma ferramenta como o Trello por exemplo.
Crie a sua lista de pendências, separe em: To-do (Fazer), Doing (Fazendo) e Done (Feito).
Cada membro da equipe terá a sua parte na tarefa, e todos irão acompanhar o andamento do projeto.
Dessa forma existe uma autogestão e maior consciência quanto a importância da parte de cada um para que o todo de fato exista.