Você sabe quando deve usar as palavras afim ou a fim? Se não, você veio ao lugar certo para acertar na ortografia. Então, muitas pessoas têm dúvidas a respeito desses termos e de quando é correto usar cada um deles.
Neste guia, vamos te mostrar mais detalhes sobre isso e dicas para nunca mais cometer esse tipo de erro.
Além disso, confira mais detalhes sobre outros erros comuns de grafia, e como acertar na escolha das palavras. Quer saber mais sobre isso? Então, não deixe de ler até o final e fique por dentro deste assunto.
A Língua Portuguesa é muito bonita e cheia de riquezas e detalhes. Mas apesar disso, costuma causar muita confusão e dúvidas nos brasileiros.
É certo que entendemos muito bem nosso vocabulário. Ademais, nos adaptamos rapidamente, segundo as nossas necessidades e a nossa realidade na hora de falar.
Contudo, na hora de escrever, algumas palavras podem ser confusas. Consequentemente, nos levando a cometer erros. Por isso, treinar a grafia pode ser uma ótima forma de aprender de vez a usar alguns termos.
Afinal, a Língua Portuguesa está presente em todos os âmbitos de nossas vidas, seja na escola, no trabalho ou mesmo nos concorridos concursos públicos.
Para entender quando usar cada um desses termos e acertar na ortografia, é importante se atentar a alguns pontos.
O termo “afim”, escrito sem separação, existe. No entanto, o seu uso é mais raro por fazer parte de uma linguagem mais formal. Além disso, poucas pessoas sabem, mas “afim”, na verdade é um adjetivo. Ou seja, tem o mesmo uso de palavras como “feio”, “grande” ou “engraçado”.
Para entender melhor, a palavra “afim” é um sinônimo de “semelhante” ou “igual”, ou “parecido”.
Exemplos:
Ou seja: “convicções parecidas”.
Ou seja: “minhas atividades e as suas são semelhantes”.
Já para os sentidos mais comuns empregamos o termo “a fim” separado. Aliás, é o uso mais comum. Sendo assim, usamos em duas situações. Veja mais a seguir:
O termo “a fim” é comumente empregado para denotar finalidade, isto é, como um substituto de “para” ou “com o fim de”.
Exemplos:
Nessas situações, o termo “a fim”, escrito separadamente, pois, faz parte de uma locução prepositiva, ou seja, “a fim de”.
Outra forma de usar termo “a fim” de forma separada é utilizá-lo na linguagem coloquial, ou seja, no cotidiano.
Dessa forma, “a fim” substitui “estar com vontade de”, “desejar” ou “querer”. Nesse sentido, o termo precisa estar sempre precedido do verbo “estar”.
Exemplos:
Ou seja, em uma linguagem mais informal, o termo “a fim” pode ser usado de forma a demonstrar interesse. Além disso, não esqueça que o termo sempre deve acompanhar o verbo “estar”.
Além do que citamos anteriormente, os brasileiros costumam tropeçar em diversos outros termos para acertar na ortografia da Língua Portuguesa, por exemplo:
Desse modo, coloque essas dicas em prática e acerte no uso de “afim” ou “a fim”. Além disso, não deixe de treinar outros termos que costuma confundir, para não errar nunca mais.