Empreendedorismo

Como adquirir uma franquia de negócio lucrativo?

Iniciar um empreendimento é um ato que requer bastante determinação e dedicação para enfrentar todos os desafios que acabam por surgir durante o processo. O setor de franchising, entretanto, pode facilitar esse momento, pois adquirir uma franquia de negócio lucrativo é bem mais viável através desse modelo.

Como adquirir uma franquia de negócio lucrativo — Reprodução Canva

Assim, é essencial que o empreendedor mantenha- se mantenha pesquisando dicas para não errar nessa aquisição. Isso porque, a aplicação de estratégias de lucro depende principalmente de você, pois as opções são muito amplas e é preciso de muito estudo para sua tomada de decisão.

Confira dicas para adquirir uma franquia de negócio lucrativo

Apesar do investidor ser o principal responsável por ter sucesso com esse objetivo, buscar apoio com outros empresários mais experientes também pode ser de grande ajuda. Dessa maneira, a network deve ser explorada, na tentativa de encontrar redes de comunicação que gerem essa aproximação.

Ainda, é preciso pensar na própria realidade financeira, pois os rendimentos mais altos não são necessariamente aqueles que irão gerar o maior lucro na sua unidade. Isso ocorre porque adquirir uma franquia de negócio lucrativo pressupõe a existência de inúmeros fatores.

Faturamento médio

Geralmente, os empreendedores costumam avaliar o ganho previsto sobre o capital de investimento inicial, pois esse ponto é fundamental para determinar se a aplicação vale a pena e não errar na sua escolha. Afinal, esse retorno é quem vai definir o índice lucrativo da nova unidade da marca.

Via de regra, o principal critério é um percentual de rentabilidade maior que 50% do montante inicial, mas o ideal é encontrar possibilidades com valores maiores que 70% ou 75%. Ainda, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo é importante analisar o Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento legal sobre as cláusulas contratuais também relacionadas aos ganhos.

Prazo de retorno

Outro fator decisivo para não errar é o tempo que esse faturamento médio vai retornar para a sua conta, pois este se apresente como um indicativo de um desenvolvimento promissor da unidade. Dessa maneira, quanto menor for o prazo de retorno, maior é o grau de rendimento.

Com isso, o cálculo dessa recuperação de valores é feito pela própria marca ou pode ser obtido pelos franqueados já associados

Capital de giro

Se define, basicamente, como a quantia de dinheiro necessária para que o negócio se mantenha em funcionamento. Esse valor, inclusive, não é o mesmo faturado, na verdade, é aquele que está em um movimento continuado relativo às transações da empresa.

Assim, é preciso avaliar esse caráter para conseguir adquirir uma franquia de negócio lucrativo. Pois, quanto maior a movimentação do capital de giro, mais crescente será o retorno de investimento de cada unidade gerenciada.

Modelo de negócio

O modelo de negócio também é um fator determinante para não errar nessa decisão. Isso porque, algumas configurações de estrutura, como quiosque e home based, podem proporcionar melhores resultados e um alcance de clientes muito maior.

Isso porque muitas das compras ocorrem de modo impulsivo. Assim, tanto a internet quanto um espaço físico pequeno, acessível e rápido, costumam estimular as pessoas a legitimar esse desejo de consumir. Por isso, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo, é preciso avaliar essas modalidades.

O interessante aqui é que todos eles são adequados às microfranquias. Este é um tipo de franchising que possui um baixo valor de investimento e é ideal para pequenos empreendedores. O seu diferencial é exatamente uma maior rentabilidade, pois tendem a ter um percentual maior que 70%.

Suporte

Por fim, o sucesso de um negócio depende do nível de capacitação de todos os integrantes da equipe profissional, pois são eles quem vão garantir, na prática, a qualidade dos serviços oferecidos. Assim, é importante que todos aprimorem suas habilidades e se utilizem de experiências laborais anteriores para agregar eficiência.

O ponto positivo, é que a própria marca costuma fornecer esse suporte para o investidor e sua turma, pois isso faz parte de suas estratégias de manutenção de uma boa reputação empresarial. Inclusive, essa dinâmica, via de regra, é prescrita no contrato inicial

Assim, para adquirir uma franquia de negócio lucrativo e não errar na decisão, é preciso se aproveitar desses auxílios. Para tanto, é preciso lembrar que isso inclui: assessoramento jurídico, avaliação do mercado local, marketing digital, prospecção de clientes e etc.

Por fim, aprenda, planeje, confira cases de sucesso e se inspire na hora de buscar uma franquia e abrir seu próprio negócio! O post de hoje pretendia trazer informações para você e, também, dar aquele empurrãozinho que faltava para que seu sonho se tornasse realidade!