O adoecimento psíquico no trabalho é a realidade de muitas pessoas. Algumas, por algum motivo, ainda não se deram conta. Outras, entendem a sua condição própria de sofrimento psíquico, mas não sabem como agir diante disso.
Considerando esses fatores, fizemos este guia com sugestões e ideias que podem lhe ajudar a lidar com esses dilemas. Para saber mais, continue lendo até o fim.
Antes de qualquer coisa, é importante priorizar a causa do adoecimento psíquico no trabalho. Dessa forma, torna-se mais viável conseguir estipular estratégias de melhorias, baseando-se no fator X da questão. Portanto, atente-se para as principais causas e reflita sobre o seu trabalho atual:
A insatisfação com o cargo ou com o salário é uma das grandes causas do sofrimento mental no ambiente de trabalho. Aqui, a sensação de estar “parado no lugar” pode ser muito intensa e desgastante.
Perceber injustiças e não ser reconhecido pelos superiores também são bons motivos para se sentir frustrado e esgotado no trabalho. A injustiça pode aparecer quando o chefe, por exemplo, não reconhece o funcionário e leva para si todo o “crédito” sobre algo.
Os conflitos, sejam eles através de fofocas no trabalho ou discussões diretas e explícitas, podem carregar negativamente o clima organizacional. Além disso, o assédio no trabalho também tem sido a mola propulsora de muitas questões psíquicas de adoecimento de colaboradores.
Seja a rotina corrida, a carga de trabalho ou até mesmo as condições para chegar à empresa, todos esses fatores podem tornar o dia a dia desgastante, abrindo brechas para o adoecimento psíquico no trabalho.
Entendida as principais causas do adoecimento psíquico no trabalho, vamos agora entender alguns fatores que podem ajudar a lidar com isso. São eles:
Cuidar de si mesmo é muito importante. E isso não tem relação apenas com o trabalho. O autocuidado acontece diariamente, em casa, com momentos de descanso, relaxamento, higiene, etc. No trabalho, é a capacidade de impor limites, saber dizer “não” ao chefe e enxergar momentos de desacelerar. A psicoterapia, em paralelo, pode auxiliar no autoconhecimento e nessa capacidade de cuidar de si.
Cuidado para não manter contato apenas com os colegas de trabalho, ok? A sociabilidade precisa ser desenvolvida, todos os dias. Dessa forma, você mantém o contato com quem ama, troca experiências, relaxa e se diverte. Faça isso mesmo que seja virtualmente.
No caso da sensação de estagnação na carreira, procure por capacitações que possam lhe ajudar a crescer. Na internet você pode, inclusive, encontrar diversos cursos gratuitos para desenvolver as suas habilidades no trabalho.
Se ainda estiver em dúvida se está ou não no caminho certo, e por conta disso tem se deparado com o adoecimento psíquico no trabalho, experimente coisas novas, todos os dias. Assista, leia, visite, coma… Faça coisas diferentes diariamente! Assim, você aumenta o seu leque de experiências e torna-se um conhecedor nato, sabendo encontrar prazeres em novas atividades que, mais tarde, possam ser a sua nova carreira. Pense nisso.