Gerenciar o cartão de crédito pode ser uma tarefa difícil, mas, extremamente necessária. Quando essa gestão não ocorre de forma periódica, podemos correr o risco do endividamento, aumentando o acúmulo de parcelas nas faturas e caindo no equívoco do pagamento mínimo – ou dos atrasos constantes.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de informações muito importantes sobre a gestão de compras no cartão. Confira e venha com a gente começar a fazer um planejamento sólido das suas finanças.
Dicas para gerenciar o cartão de crédito e evitar dívidas
Não existe método infalível na hora de gerenciar o cartão de crédito. O segredo, digamos assim, é manter uma constância e um acompanhamento frequente do que você compra e de que forma você paga as faturas. Vejamos alguns passos que podem te ajudar:
1. Analise a sua situação financeira como um todo
Antes de qualquer coisa, você deve ter um mapeamento claro da sua situação como um todo. Você sabe exatamente quanto pode gastar, todos os meses, com cada categoria? Por exemplo, quanto é possível investir em mercado? Roupas? Remédios? Lazer?
Ter esse direcionamento pode ajudar a criar verdadeiros tetos de gastos, impedindo compras mais impulsivas.
2. Verifique os gastos recorrentes no cartão
Avalie as suas últimas três faturas. O que você mais comprou no cartão de crédito? Verifique o preço investido em cada uma dessas compras e avalie se faz sentido com o teto de gastos que você avaliou de forma breve anteriormente.
3. Estipule um valor máximo para cada tipo de item
Com base na realidade financeira o nos seus hábitos de consumo, trace um limite para cada tipo de compra. Porém, trace isso em forma de compromisso e com os pés no chão.
Afinal, não adianta colocar o limite do salário inteiro em mercado, mas também não adianta colocar limite zero para o lazer. A administração do dinheiro requer equilíbrio, inclusive na hora de gerenciar o cartão de crédito.
4. Anote cada compra em uma planilha
Tenha uma planilha na qual você acompanhe o teto de gasto de cada categoria e possa ir preenchendo, ao longo do mês, com as suas compras.
Por exemplo, tenha uma coluna de mercado com o gasto máximo estipulado. A cada compra, preencha essa coluna e verifique quanto sobrou para as próximas compras.
Tudo isso sempre garantindo que esses números estejam condizentes com o salário que você recebe.
5. Evite compras parceladas
Cuidado com o hábito de parcelar as suas compras. Evite esse comportamento, sempre juntando o dinheiro com antecedência.
As parcelas podem fazer você se atrapalhar na hora de garantir o teto de gastos, aumentando as chances de ter dificuldades para gerenciar o cartão de crédito.
6. Evite ter vários cartões
Por fim, evite ter mais de um cartão de crédito, se for possível. Dessa maneira, você não corre o risco de esquecer de anotar a compra que foi feita em um deles, a aumenta as chances de conseguir gerenciar o cartão de crédito.
Em se tratando das finanças, investir em bons hábitos é fundamental. Boa sorte no seu processo de desenvolvimento.