Um semana após a abertura das inscrições para o acesso à plataforma Classroom, do Google for Education, para a realização de aulas remotas no Rio Grande do Sul, apenas 150 mil pessoas haviam se cadastrado até a última segunda-feira (8). Cerca de um milhão de professores, estudantes e servidores estaduais estão em condições de utilizar a ferramenta para atividades escolares desde que as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia de Covid-19.
Segundo o secretário estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Faisal Karam, o número está um pouco abaixo, embora dentro da expectativa inicial. “Estamos fazendo uma campanha de chamamento às coordenadorias e às direções de escolas”, afirmou durante uma transmissão ao vivo realizada para atualizar as informações sobre o combate ao coronavírus no estado.
Neste primeiro momento, a secretaria tem feito ajustes, com captação e aprendizagem sobre o uso das ferramentas. Professores têm reclamado da falta de orientação para o uso do Classroom, e que o sindicato não foi consultado na elaboração do modelo de ensino remoto. Faltam, de acordo com educadores, orientações claras sobre como as lições deverão ser ministradas, a partir de que conteúdo, de qual forma e com quais equipamentos.
A Seduc informou que foram capacitados mais de 60 mil professores da rede pública por meio do chamado Letramento Digital, conjunto de metodologias para elaboração de aulas remotas que contemplará oficinas práticas sobre os recursos e ferramentas do Google for Education.
Os professores continuarão ministrando suas aulas a partir de casa. O governo gaúcho está adquirindo computadores com a finalidade específica de utilização na área educacional e que serão disponibilizados para todos os educadores da rede. Porém, não há previsão de quando isso ocorrerá.
Já para os professores que não possuem acesso à internet e dispositivos tecnológicos para a elaboração das aulas, a secretaria afirma que as escolas funcionarão em regime de plantão, respeitando todos os protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição de ensino.
As aulas contarão como carga horária e a presença se dará pela participação do aluno dentro ambiente virtual. O registro será feito através do Diário de Classe Online, a partir do aplicativo Escola RS. Ao todo, serão mais de 37 mil turmas espelhadas com mais de 300 mil ambientes virtuais divididos por disciplinas. As informações são da Gaúcha ZH.