A acne nas costas, também conhecida como bacne, pode ocasionar muito desconforto e até mesmo diminuir a autoestima da pessoa. Afinal, o desconforto tátil e visual pode tornar essa condição nada agradável. Além disso, as inflamações tendem a ser doloridas, o que apenas piora a percepção da situação.
Entretanto, existem formas de minimizar esses efeitos na pele, apostando em receitas caseiras e cuidados específicos com a higiene que são capazes de diminuir a temida bacne.
O conceito da palavra “bacne” é derivado da junção entre a palavra em inglês back mais acne. Ou seja, a acne das costas, na tradução literal.
Para tratá-la, é preciso equilibrar a oleosidade da pele, sendo que as costas costuma ser muito oleosa e esse sebo é responsável pela obstrução das glândulas sebáceas, ocasionando o aparecimento das inflamações.
Para diminuir essa produção de sebo, veja as nossas recomendações abaixo:
Os condicionadores capilares tendem a aumentar a produção de sebo no couro cabeludo e na pele, se não removidos adequadamente. Por isso, quando você for lavar os cabelos, certifique-se de remover bem o produto que pode acabar “escorrendo” nas costas.
Usar sabonetes adstringentes também é uma forma de diminuir a acne nas costas. Isso porque o efeito desse tipo de cosmético é justamente equilibrar a produção sebácea do tecido cutâneo, deixando a oleosidade mais equilibrada.
Faça esfoliações semanalmente, com produtos específicos para o seu tipo de pele. Evite receitas caseiras como o uso de açúcar ou café, pois as micropartículas dessas preparações não são arredondadas e podem agredir ainda mais a pele, aumentando as inflamações e espinhas.
Depois de treinar, sair ou caminhar, troque a sua camiseta, especialmente se você transpirar muito. A transpiração em excesso e em constante contato com a pele pode aumentar os níveis de oleosidade e proliferação de bactérias.
Para evitar que a acne nas costas se desenvolva cada vez mais rápido, procure trocar a sua roupa de cama de modo mais recorrente. Aconselha-se que a troca aconteça pelo menos uma vez por semana, mas se você for do tipo de pessoa que transpira muito, troque pelo menos duas vezes na mesma semana.
Os banhos muito quentes também são responsáveis por elevar a oleosidade na pele, como forma de compensar a hidratação que é perdida durante a higienização. Por isso, prefira banhos mais mornos e frios. Veja aqui a temperatura ideal para o banho.
Por fim, procure consumir menos leite e alimentos açucarados para, dessa forma, diminuir o aparecimento de novas acnes nas costas. Esses alimentos podem provocar desequilíbrios no organismo e consequentemente aumentar a oleosidade da pele, desencadeando as temidas inflamações. Por isso, alimente-se de uma forma mais saudável e equilibrada para também minimizar o aparecimento da bacne.