Acesso gov.br: conheça a IMPORTÂNCIA da plataforma de serviços do Governo Federal
O acesso é simplificado e pode ser feito por qualquer cidadão
O acesso aos serviços do governo era um processo complexo e burocrático. A fim de solucionar essa questão, foi criada a plataforma e o acesso gov.br, que visa oferecer um acesso simplificado aos serviços do governo federal.
Na matéria desta quarta-feira (19) do Notícias Concursos, entenderemos a importância dessa plataforma, como ela funciona e quais são seus principais benefícios. Assim, será mais fácil recorrer a todos os recursos que o acesso gov.br oferece aos cidadãos brasileiros.
Leia mais: IR: acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda exige conta ouro ou prata na plataforma.
O que é o gov.br?
O gov.br é uma plataforma digital do Governo Federal do Brasil que visa simplificar e facilitar o acesso a serviços públicos digitais. Ela reúne em um único portal diversos serviços online oferecidos pelos órgãos e entidades da administração pública federal, como:
- Ministério da Economia;
- Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
- Receita Federal;
- Entre outros.
Por meio do gov.br, os cidadãos podem acessar serviços públicos de forma mais ágil e segura, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física de atendimento. Alguns dos serviços disponíveis incluem:
- Emissão de documentos, como a Carteira de Trabalho Digital e o CPF;
- Agendamento de serviços presenciais;
- Consulta a informações sobre benefícios e obrigações fiscais;
- Entre outros.
Além disso, são ofertados diversos recursos de segurança para proteger os dados e informações dos usuários, como login por meio do login único gov.br. Isso permite o acesso a vários serviços utilizando uma única senha e login. A plataforma também oferece suporte técnico para ajudar os usuários a usar os serviços e enfrentar problemas.
Como funciona o acesso gov.br?
O acesso ao gov.br é feito por meio do Login Único, um sistema de autenticação que permite aos cidadãos usufruírem de diversos serviços públicos digitais usando um único login e senha.
Para se cadastrar no gov.br, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Acesse o portal gov.br ;
- Clique em “Acessar sua conta” e selecione a opção “Criar sua conta gov.br”;
- Preencha os dados solicitados, como CPF, nome completo, dados de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha forte e confirme-a;
- Clique em “Não sou um robô” e resolva o desafio;
- Clique em “Criar conta”;
- Na tela a seguir, você receberá um código de validação por e-mail. Insira o código no campo correspondente e clique em “Validar código”;
- Pronto! Sua conta gov.br foi criada.
Depois de fazer o cadastro, o usuário pode acessar diversos serviços públicos digitais que fazem parte do gov.br, usando seu login e senha. Para isso, basta escolher o serviço desejado no portal e clicar no botão “Acessar com gov.br”. O sistema solicitará o login e senha cadastrados previamente e, em seguida, o usuário poderá utilizar o serviço requerido.
Veja também: Meu inss.gov.br tem FUNCIONALIDADES que você PRECISA conhecer; saiba mais
Quais são os principais benefícios do gov.br?
O acesso gov.br oferece diversos benefícios para os usuários, como:
- Facilidade de acesso – Com a plataforma, é possível acessar diversos serviços do governo em um único lugar, sem precisar se deslocar para diversos órgãos públicos;
- Economia de tempo – Além da facilidade de acesso, a plataforma também oferece agilidade e rapidez nos processos, ajudando a economizar tempo;
- Redução da burocracia – Com o acesso gov.br, muitos processos burocráticos foram simplificados, ajudando a reduzir a burocracia e tornar o acesso aos serviços do governo mais rápido;
- Acesso remoto – Com a plataforma, é possível acessar os serviços do governo de qualquer lugar, a qualquer hora, se houver uma conexão com a internet;
- Segurança – A plataforma utiliza tecnologias de segurança e criptografia para garantir a proteção dos dados dos usuários.
Quais são os serviços disponíveis na plataforma gov.br?
Atualmente, a plataforma oferece diversos serviços, como:
- Carteira de Trabalho Digital – No gov.br é possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, que substitui a carteira de trabalho física;
- Seguro-Desemprego – Consegue-se a solicitação do seguro-desemprego, sem precisar comparecer a uma agência do Ministério do Trabalho;
- Documentos pessoais – É possível solicitar a segunda via de documentos pessoais, como CPF, RG e certidão de nascimento, diretamente pelo site;
- Imposto de Renda – Com o gov.br consegue-se fazer a declaração do imposto de renda de forma simplificada e rápida.
Esses são apenas alguns exemplos dos serviços disponíveis no gov.br. A lista completa pode ser consultada diretamente no site.
Troquei de número celular não está chegando o código