A divisão entre vida no meio digital ou físico hoje é praticamente impossível, já que a maioria das pessoas passa o dia inteiro conectada. Por isso, aumentar a visibilidade no ambiente digital é um imperativo para empresas que desejam fortalecer a consciência de marca (do inglês, brand awareness).
Existem várias estratégias para isso, como a maior presença em redes sociais, mas uma opção que não pode ser deixada de lado é o blog corporativo. De acordo com dados recentes, o acesso aos blogs vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Hubspot, 53% dos profissionais de marketing afirmam que o blog é a sua principal estratégia de atração (inbound marketing).
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Além disso, 77% das pessoas que utilizam a internet leem blogs regularmente. Ainda sobre a pesquisa, os três principais setores que acessam blogs com frequência são:
- Tecnologia: 87% dos entrevistados do setor de tecnologia afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre tendências e melhores práticas.
- Negócios e serviços profissionais: 79% dos entrevistados do setor de negócios e serviços profissionais afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre liderança, gerenciamento e empreendedorismo.
- Saúde: 77% dos entrevistados do setor de saúde afirmam que leem blogs regularmente para obter informações sobre saúde, bem-estar e medicina.
Especialista confirma importância do blog
O especialista em Marketing Digital e CEO da TRIWI, Ricardo Martins, destaca a importância dessa estratégia e apresenta dados atualizados sobre o acesso aos blogs. “Ele permite que a empresa compartilhe conteúdo relevante com seu público-alvo, demonstre sua expertise no assunto e fortaleça sua marca. Além disso, um blog pode ser uma ótima ferramenta para gerar leads e aumentar as vendas”, afirma.
Ele ressalta que o acesso aos blogs é bastante difundido e abrange diversas áreas, como educação, marketing, moda, esportes, entre outros. “A pesquisa da Hubspot mostra que o blog é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para gerar leads e atrair clientes.”
Segundo Martins, isso se deve ao fato de que os blogs permitem que as empresas criem um relacionamento de confiança com seu público-alvo, oferecendo conteúdo relevante e útil. Além disso, o CEO complementa apontando que todo conteúdo precisa se adaptar ao novo tipo de consumo. Sites e blogs unem diversas tecnologias e servem como agregadores destes conteúdos. Fora que é um canal direto de comunicação com o público sem um intermediário, como as redes sociais são.
Outro grande benefício que o especialista ressalta é que o blog pode ser uma ferramenta poderosa para o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização para os mecanismos de busca. “Os blogs permitem que as empresas criem conteúdo rico em palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o que ajuda a melhorar o posicionamento nos resultados de busca do Google e atrair mais tráfego orgânico para o site”, explica.
Como ter sucesso em um blog corporativo
Para garantir a efetividade do blog como estratégia de marketing digital, é importante que as empresas sigam algumas boas práticas. “O conteúdo do blog deve ser relevante e útil para o público-alvo, abordando temas que sejam de interesse dos potenciais clientes. Além disso, é importante que o blog seja atualizado com frequência, para manter o interesse do público e melhorar o posicionamento nos resultados de busca”, destaca Martins.
Outra boa prática é utilizar chamadas para ação (CTAs) em cada post do blog, convidando o leitor a realizar alguma ação, como assinar a newsletter, baixar um material gratuito ou entrar em contato com a empresa. “As CTAs são fundamentais para transformar os visitantes do blog em leads e aumentar as chances de conversão em vendas”, ressalta o especialista.
Martins ainda destaca que é importante acompanhar os resultados do blog e ajustar a estratégia conforme necessário. “É fundamental monitorar o desempenho do blog, analisando métricas como o número de visitantes, tempo de permanência no site, taxa de conversão e origem do tráfego. Com base nesses dados, a empresa pode ajustar a estratégia para aumentar a efetividade do blog como ferramenta de marketing digital”, explica.
Por fim, o especialista ressalta que o blog é uma estratégia de marketing digital que pode trazer resultados a longo prazo.