O que fazer depois de terminar a faculdade? Qual caminho seguir? Empreender? Ser efetivado em um emprego? Estudar fora?
Podendo ter a duração de dois anos, no caso de tecnólogos, quatro, cinco ou até mesmo, dependendo do curso, a graduação costuma ser a primeira entrada de muitas pessoas no ensino superior.
E se antes ter cursado uma faculdade era sinônimo de um currículo bem diferenciado, atualmente, a recepção do mercado é diferente. Graças aos programas que facilitam o acesso aos brasileiros, como Prouni e Sisu, por exemplo, muitos cidadãos conseguiram se formar e isso aumentou a competitividade.
Por isso é sempre bacana projetar algo para depois do término do curso. Afinal, você sentirá naturalmente a necessidade de se diferenciar e se destacar diante da concorrência.
Lembrando que há soluções para caso você não queira continuar estudando logo em seguida. Existem outras portas para seguir!
Selecionamos algumas possibilidades que vão ajudar você pensar e planejar ?
Outra ótima dica é você aproveitar a formação no nível superior para estudar para concursos públicos. Para começar, pode ser interessante realizar alguns certames para conhecer o estilo de aplicação e não deixar de estudar muito!
Lembrando que há concursos públicos específicos para diversas carreiras.
Para quem tem a possibilidade, um intercâmbio é muito válido. Estando em outro país, além de você conhecer outra cultura, poderá estudar uma língua diferente e fazer cursos na área. Retornando ao Brasil, as chances de empregos melhores são bem maiores.
Formar-se na faculdade pode ser um start para empreender. Muitos cursos servem como base para abrir um novo negócio, como Administração de Empresas, por exemplo.
Mas além disso, graduações de modo geral abrem muitas portas para a gestão de um empreendimento próprio atualmente. Pode ser uma startup, um negócio online, um consultório ou escritório. Coloque os seus sonhos em prática!
Essa é uma saída que muitos recém-formados encontram para potencializar os seus estudos na área escolhida.
A pós vai reforçar conhecimentos em um determinado campo, garantindo a você uma especialização. O mercado valoriza bastante currículos que têm continuidade de formação.
Assim como a pós, cursos livres e os de especialização, conseguem elevar o nível do currículo.
Eles são excelentes para quem deseja se inserir no mercado de trabalho depois da faculdade, progredir na carreira pública ou então subir de cargo em uma mesma empresa.
Não deixe de ler também – Prouni 2022: Troque de curso sem perder a bolsa; saiba como!