Investir em formas de acabar com a caspa naturalmente é um caminho bem interessante para quem tem sofrido com a coceira e descamação e, infelizmente, os shampoos de mercado talvez não tenham dado conta.
Por conta disso, reunimos algumas dicas neste texto para que você possa colocá-las em prática. Acompanhe e saiba mais!
Como acabar com a caspa naturalmente?
Existem ações simples que podem fazer parte da rotina de higiene e de autocuidado que contribuem para acabar com a caspa naturalmente. Veja só algumas possibilidades:
1. Verifique se a raiz do cabelo seca totalmente após o banho
Um cuidado importante que temos que ter, quando a caspa é recorrente, diz respeito à secagem do couro cabeludo. Muitas vezes, pessoas que têm cabelos mais grossos podem ter dificuldades para secar o couro cabeludo em um tempo hábil. É o caso de pessoas que precisam de cerca de 5 ou 6 horas para que o cabelo seque naturalmente.
Nessas situações, dar uma “forcinha” para o cabelo usando o secador é bem interessante. Afinal, quando a raiz e o couro cabeludo ficam úmidos por muito tempo, a proliferação de fungos pode ser ainda maior.
Apenas não exagere na temperatura do secador, pois, caso seja muito elevada, poderá causar o efeito rebote, ressecando a pele e causando mais descamação.
2. Evite enxaguar o cabelo com água muito quente
Assim como o secador com a temperatura muito elevada pode acabar causando o ressecamento do couro cabeludo, a água quente do chuveiro também pode desencadear esse efeito.
Por isso, se você quer acabar com a caspa naturalmente, considere usar água morna para lavar os seus fios. Se for possível fria, melhor ainda!
3. Não aplique cremes e hidratantes no couro cabeludo, apenas no cabelo
Quando você vai hidratar os seus cabelos, ou apenas aplicar um condicionador durante o banho, certifique-se de que esses produtos não entrem em contato com o couro cabeludo.
Isso porque, esse tipo de produto, normalmente, costuma ter uma consistência um pouco oleosa, o que faz com que a oleosidade na raiz seja ainda maior, causando mais proliferação de fungos.
4. Cuidado com as rotinas estressantes e desgastantes
As rotinas estressantes e desgastantes também podem causar problemas de pele, você sabia disso? Por isso, uma das maneiras de acabar com a caspa naturalmente é justamente cuidando da sua saúde mental!
Saber detectar as situações de estresse e dar um tempo, volta e meia, para que as emoções se reorganizem, é de suma importância para que todo o organismo fique mais equilibrado e saudável. Pense nisso!
5. Aplicar gel de babosa no couro cabeludo
O gel de babosa pode ajudar a acalmar a coceira, ao mesmo tempo em que atua como um hidratante que auxilia na redução da descamação. Por isso, aplicar o gel no couro cabeludo limpo, deixando agir por alguns minutos e enxaguando depois, pode ser uma das alternativas para acabar com a caspa naturalmente.
Apenas certifique-se de fazer um teste de toque primeiro, para avaliar se você não tem nenhum tipo de reação alérgica à babosa, ok?
Quem sabe, essas ações ajudem você a eliminar esse problema tão ruim! 🙂