Para abrir qualquer empresa, seja no Brasil ou fora dele, é preciso que você tenha um bom planejamento. Por isso que hoje, nós vamos indicar como abrir uma empresa em Portugal. Saiba que o processo é simples e com pouca burocracia, que em muitos casos, pode ser realizado pelo próprio empreendedor.
Como abrir uma empresa em Portugal sendo brasileiro?
Qualquer que seja a cidadania do empreendedor, a abertura de um negócio em Portugal envolve os mesmos processos. E a principal exigência, é que o empreendedor more no país em questão. Na sequência, é preciso possuir cidadania portuguesa, ou possuir visto específico para iniciar com uma empresa.
Saiba que se você não tem aporte financeiro para iniciar com o negócio, existem linhas de crédito específicas, e mesmo sendo brasileiro, é possível utilizá-las para a abertura do negócio.
Outra questão é que é necessário possuir capital para investir, pois a simplificação da abertura da empresa, dá a impressão de que o sucesso é garantido. E, muitas vezes, demora um pouco para ter estabilidade financeira.
Assim, a dica principal é se planejar. Tenha claro o seu negócio, crie um plano de negócios e procure ter o aporte necessário para iniciar e sobreviver nos primeiros meses.
Sequência necessária para abrir uma empresa em Portugal
Apresentamos, uma ordem sequencial para que você consiga abrir um negócio em Portugal, ou em qualquer país da Europa:
1º: Elabore o Plano de Negócios
A primeira ideia é elaborar um plano de negócio e, para isso, é preciso conhecer bem todo o entorno do local em que pretende abrir a empresa. Procure investir em um segmento que você avalia que tem necessidade na região em que você mora em Portugal.
Crie um nome para o seu negócio, um logo e estabeleça quais produtos você irá fabricar e/ou comercializar, indique um orçamento inicial, bem como uma prospecção de plano financeiro. Avalie a concorrência, o custo fixo mensal, quem irá comprar os seus produtos.
2º: Determine o tipo de empresa que irá abrir
Em Portugal somente existem 2 tipos de empresas para abrir, que são:
- Singular: composta somente pelo proprietário;
- Coletiva: composta por mais pessoas, o que aqui no Brasil, chamamos de sócios.
Recomenda-se que você faça a contratação de um contador, para ajudá-lo a tomar as outras decisões como enquadramento, regime tributário, contratação de colaboradores, faturamento, controle de despesas, entre outras situações.
Em Portugal, este profissional se chama contabilista.
3º: Junte todos os documentos necessários para a abertura da empresa
Cada tipo de empresa requer uma documentação específica, e o contador pode ajudar muito neste processo. Ele tem condições de informar de maneira facilitada como fazer este processo, pois pode ser muito diferente daqui do Brasil.
Se aqui em nosso país, já é difícil abrir uma empresa, em que os termos e linguagens são semelhantes, imagine em região internacional.
Agilize este processo, e tenha certeza de que o profissional saberá encaminhar de forma eficiente a abertura da empresa.
4º: Faça a abertura legal da empresa
Quando você reunir todos os documentos, é possível você optar por 3 situações para abrir a empresa em Portugal:
- Entregar para o contador e solicitar que faça a abertura;
- Realizar a abertura pela internet, utilizando o Portal do Cidadão;
- Realizar a abertura de forma presencial, indo até o órgão chamado Empresa na Hora, na cidade em que você está morando. Neste caso, é possível tirar dúvidas e evitar que erros aconteçam.
5º: Vá até uma agência bancária e abra uma conta
Neste caso, você deverá escolher qualquer agência, seja pública ou privada, e abrir uma conta empresarial. Considere nesta questão, o valor das taxas a serem pagas, bem como as vantagens oferecidas em cada unidade bancária.
6º: Obtenha o NIB e inicie com as atividades da empresa
O NIB é o número bancário, que você irá obter na agência bancária. E assim, a sua empresa poderá abrir as portas e ser totalmente legal em Portugal.
O processo de abertura de uma empresa em Portugal é muito simples, mas contar com a ajuda de um profissional contábil, torna mais fácil ainda. Por fim, enquanto ele cuida da questão burocrática, você pode se deter em realizar as reformas para instalação da empresa, compras, contratação de colaboradores, e antecipar o processo de abertura.
Com as informações aprendidas no post de hoje, certamente você poderá dar grandes passos em direção ao sonho de ter um negócio na Europa. Assim, cogite a possibilidade de iniciar em Portugal e comece o quanto antes!
Pense grande! Você pode e consegue! Boa sorte nessa jornada!