Dar um abraço em alguém é um gesto de carinho muito agradável, não é mesmo? Quem já recebeu um abraço apertado, de uma pessoa querida, sabe bem o que estamos falando.
Porém, você conhece os benefícios que esse gesto pode nos proporcionar? Sabe como ele pode impactar a nossa saúde mental? Neste texto, elencamos alguns apontamentos sobre isso. Não deixe de conferir!
Benefícios do abraço – Conheça alguns deles!
Os benefícios do abraço são sentidos quando ele é dado de forma genuína e sincera, ou seja, não basta abraçar indiscriminadamente qualquer pessoa que virmos pela frente, ok? O abraço precisa ter afeto, carinho e consideração envolvidos com o gesto, para assim alcançar resultados como os que listamos logo abaixo:
1. Fortalece a sociabilidade
Quando abraçamos uma pessoa que gostamos muito, isso pode nos ajudar a fortalecer esse laço social. Construímos uma relação mais forte e mais próxima, graças ao hormônio do amor que é liberado durante o ato de abraçar alguém. Portanto, se você deseja fortalecer laços com as pessoas que são importantes em sua vida, considere abraçar mais.
2. Liberação dos hormônios do prazer
Os hormônios do prazer também são liberados quando abraçamos uma pessoa de forma genuína. Esses hormônios podem aumentar a nossa sensação de bem-estar e até mesmo a nossa satisfação com a vida, de maneira geral. Portanto, é um ato muito interessante de ser incluído em nossa rotina e dentro dos nossos mais diversos relacionamentos pessoais.
3. Sensação de segurança em momentos difíceis
Quem nunca passou por um momento difícil e recebeu o apoio de um amigo ou familiar por meio de um abraço? Pois é… Um abraço é capaz de aumentar a nossa sensação de segurança nessas situações, promovendo aconchego e, claro, fortalecendo a confiança para com quem nos abraça. Dessa maneira, podemos até nos sentir mais confiantes na hora de enfrentar a dificuldade que está causando a ansiedade e a angústia em nós.
É claro que o abraço não irá “apagar” as sensações ruins, mas ele poderá promover sensações agradáveis que tornam o momento menos doloroso.
4. Pode melhorar o humor
Um abraço também pode nos ajudar a melhorar o humor em um momento de raiva, tristeza, angústia ou, simplesmente, tédio. Isso porque, como vimos anteriormente, o abraço libera hormônios que são capazes de promover sensações de bem-estar e de prazer. Consequentemente, essas sensações podem ajudar a reduzir o humor irritado ou deprimido, dando a pessoa a oportunidade de se sentir um pouco melhor.
5. Impactos na autoestima
Por fim, o abraço também pode nos ajudar na hora de fortalecermos a nossa autoestima. Afinal, quando uma pessoa nos abraça, sentimos que ela tem algum carinho ou consideração por nós. Isso significa que somos importantes para aquela pessoa e que possuímos valor. Logo, podemos nos enxergar como pessoas interessantes, importantes, amadas e valorizadas. Isso tudo, em conjunto, impacta a nossa autoestima.
Por isso, abraçar quem amamos é um gesto tão bacana e que deveria estar mais frequente em nossa rotina. Pense nisso!