Abaixo ou a baixo podem não parecer problema durante nosso cotidiano. Porém, na hora de escrever a redação, é que a dúvida surge para nos encher de insegurança. Isso acontece pelo fato de ambas as palavras possuírem a mesma pronúncia, ou seja, são palavras homônimas. Logo, possuem a mesma forma fonética. No entanto, seus significados e emprego são diferentes e é importante conhecê-los.
Abaixo
O termo “abaixo” está incluso no grupo dos advérbios de lugar. Ele ser refere àquilo que está em uma parte inferior, não aquilo que vai em direção a um lugar inferior. Seu sinônimo é a palavra embaixo e seu antônimo é o termo acima. Algumas acepções da palavra são: “para a parte inferior”, “em local menos elevado”, “embaixo”, “em posição subsequente, “ao chão” e etc.
Vejamos o exemplo:
Ex.: Favor assinar na linha abaixo.
Observação
A palavra abaixo também pode atuar como interjeição, quando empregada em uma exclamação de protesto ou reprovação.
Ex.: Abaixo a ditadura!
A baixo
A expressão a baixo é formada pela preposição “a” seguida do substantivo “baixo”, cujo significado se refere a “parte inferior”. Ela possui como antônimo a expressão “para cima”. Portanto, a palavra “a baixo” é empregada em um sentido referencial, de estar “para baixo de”.
Ex.: A padaria está a baixo do ponto de ônibus.
Ex.: É tanto calor que estou suado de cima a baixo.
Bom, este foi mais um artigo com dicas de português. Leiam muito mais em nosso blog e estejam atentos a esses pequenos detalhes que, na hora da redação, podem fazer, e muita, diferença! Boa sorte e bom trabalho!