De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as viagens internacionais com pets aumentam nos meses de férias, por isso, é importante que o tutor saiba informações detalhadas sobre o CVI e o Passaporte do animal de estimação.
Para viajar com cães e gatos internacionalmente, é necessário que eles tenham um documento que ateste seus históricos de saúde, bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) através de recente divulgação oficial realizada na data desta publicação, 07 de julho de 2022.
Por causa das férias escolares e do aumento das viagens nesse período, o número de solicitações de emissão de documentos para viajar ao exterior com animais de estimação costuma ter um acréscimo de cerca de 70% nos meses de julho em relação aos períodos de baixa temporada, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para viajar com cães e gatos internacionalmente, é necessário que eles tenham um documento que ateste seus históricos de saúde, bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino.
No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Ambos são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculadas à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo o Vigiagro, são emitidos anualmente mais de 10 mil CVIs, e a quantidade aumenta bastante nos meses de férias, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A principal diferença entre o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte é que esse último pode ser usado para várias viagens durante toda a vida do animal, enquanto o Certificado Veterinário Internacional (CVI) deve ser emitido a cada viagem que o animal for realizar.
Com o Passaporte, as informações sanitárias são apenas legalizadas pelos AFFA na ocasião da viagem, explica a divulgação oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os países mais procurados pelos tutores brasileiros quando eles buscam o Certificado Veterinário Internacional (CVI) são Portugal (70%), Alemanha, Espanha, França, Itália e Panamá. Já os países que mais utilizam o certificado para entrar no Brasil são os Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Canadá, Itália, Argentina e Bolívia.