O Brasil já é o maior mercado de games da América Latina e pode crescer ainda mais com a chegada do 5G, destaca o Ministério das Comunicações (MCom).
A tecnologia 5G pode ampliar o mercado de games
De acordo com informações do Ministério das Comunicações (MCom), em 2021, este setor teve um faturamento de R$ 11,8 bilhões no país e a previsão para este ano é de um crescimento de 6%, de acordo com levantamento da consultoria Newzoo.
Com o objetivo de discutir as demandas deste público e das empresas, o Ministério das Comunicações (MCom) promoverá no dia 15 de setembro a segunda edição do Seminário 5.BR, em Natal (RN).
Novas oportunidades
De acordo com o Ministério das Comunicações (MCom), o tema abordado será “A Era dos Games e as novas oportunidades de negócios”. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), existem mais de mil estúdios produzindo games no país, entre produtoras de jogos para celular, PCs e consoles, realidade virtual, entre outros, ressalta o Ministério das Comunicações (MCom).
Em 2018, eram cerca de 375 empresas, informa o Ministério das Comunicações (MCom). Além disso, a Pesquisa Game Brasil (PGB) publicada neste ano, aponta o crescimento de 2,5% no público que afirma jogar – chegando a 74,5% da população.
Jogos em nuvem
De acordo com informações oficiais do Ministério das Comunicações (MCom), a expectativa é de que a quinta geração de internet, que já chegou a 15 capitais brasileiras – Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, Palmas, Recife, Fortaleza e Natal –, ajude a popularizar o Cloud Gaming, quando os jogos rodam na nuvem e o dispositivo apenas processa as imagens.
Novas experiências
Somado a isso, é possível que haja um incremento na aquisição de equipamentos para aumentar a experiência no ambiente de jogos. Isto porque a pesquisa PGB aponta que 63,2% do público entrevistado disse gostar da ideia de utilizar equipamentos para ver objetos digitais no mundo real, outro fator que também será possibilitado pelo 5G, ressalta o Ministério das Comunicações (MCom).
Segundo informações do Ministério das Comunicações (MCom), em agosto, São Paulo sediou a primeira edição do Seminário. As capitais Manaus, Brasília e Porto Alegre receberão as próximas edições do Seminário.
Para se inscrever ou obter mais informações sobre a atividade, as programações, dados sobre os debatedores, banco de imagens e próximas agendas, acesse a página especial sobre o evento, disponível na plataforma oficial do Ministério das Comunicações (MCom).