O planejamento financeiro pessoal pode ser feito de modo flexível, sendo assim, a poupança pode ser parte de um processo e não seu único objetivo dentro da dinâmica de suas economias pessoais.
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem fixar valores referentes aos seus objetivos. Entretanto, é possível que a poupança seja parte de um processo resolutivo e não a sua única finalidade dentro de um planejamento financeiro.
No entanto, para que esse fluxo seja conceituado na sua rotina, é importante que tenha paciência com o seu processo, pois, inicialmente o seu foco não deve ser nos valores monetários e sim nas mudanças comportamentais, no que diz respeito aos seus hábitos de compra e consumo.
Ao trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção de cartão sem anuidade, por exemplo, poderá gerar economia e direcionar esses valores para a poupança. Certamente, serão economias irrisórias em questões monetárias e, por isso, é necessário entender a necessidade de criar um caminho para que conceitue a poupança de forma orgânica.
Ao focar na frequência de depósitos feitos na poupança, estará visualizando de forma positiva suas mudanças comportamentais, por isso, esse processo é importante para reforçar hábitos financeiramente sustentáveis.
Sendo assim, considere o seu estilo de vida para verificar o que pode ser modificado, de modo que a poupança seja parte desse processo, questionando seus impulsos de compras de maneira natural.
Além disso, é válido destacar a possibilidade de analisar outras opções de renda fixa dentro do mercado de investimentos, como o Tesouro Direto, por exemplo, já que é uma opção muito utilizada por quem deseja viabilizar uma reserva de emergência, elevando a rentabilidade para além da poupança.
Contudo, independentemente de suas opções, não deixe de realizar um processo de forma planejada e gradativa, ainda que considere contraproducente poupar valores baixos. Uma vez que é válido ressaltar que ao direcionar valores baixos para a sua poupança, estará mudando hábitos comportamentais, o que será resolutivo financeiramente no seu futuro.
Além disso, ao deixar de realizar um processo planejado, está deixando de criar uma visualização tangível da sua situação atual e, portanto, de se apropriar desse controle. Uma vez que é válido ressaltar que acontecem fatos financeiramente ativos na sua rotina, independentemente de suas observações.