A poupança é uma necessidade que pode ser facilmente negligenciada por conta de uma situação financeira negativa.
Infelizmente, muitas pessoas foram financeiramente afetadas pelo agravamento da crise financeira que ocorreu por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Esse cenário modificou a vida financeira de muitas pessoas e, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), a lenta recuperação e a ameaça de novas ondas por conta das variantes do coronavírus deixam o cenário negativo e a inflação elevada.
Entretanto, ainda assim é possível que você faça um planejamento financeiro que ampare a sua necessidade de adicionar valores para uma poupança.
Quando pensamos em planejamento, a poupança pode ser uma forma de guardar dinheiro, ou seja, um conceito. Sendo assim, a poupança pode ser apenas o hábito de poupar. Visto que você pode diversificar seus investimentos em outras possibilidades inerentes ao mercado financeiro.
Sendo assim, você pode fazer um planejamento com foco nos seus hábitos atuais e direcionar valores para a sua poupança. Por exemplo, você pode avaliar seus custos fixos e variáveis para verificar quais são as possibilidades que você tem de gerar economia doméstica, de modo que você possa elevar os valores que você direciona para a poupança.
Além disso, os seus custos variáveis são referentes aos seus hábitos e esses podem ser modificados, ainda que seja um processo lento e perceptível apenas em longo prazo.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção oferecida pelas fintechs. Haja vista que as fintechs oferecem diversas opções sem tarifas, o que pode ser um fator bastante econômico.
Avaliando esse exemplo, você pode avaliar dentro do seu estilo de vida em que faz sentido economizar, ainda que sejam valores irrisórios.
Dessa forma, é pertinente que direcione todos os valores para a sua poupança, visto que você está focando em novos hábitos, o que será de grande valia para que você possa adicionar valores maiores, conforme suas condições financeiras melhorarem.
Além disso, ao abdicar de um planejamento financeiro você deixa de registrar algo que já está ocorrendo na sua vida financeira. Por isso, é melhor que você tenha esse controle e direcione suas finanças, ainda que seja resolutivo apenas no futuro.