Você pode elaborar uma poupança considerando que poupar deve ser um hábito de sua rotina, não exatamente colocando o seu foco nos valores guardados, mas focando em possíveis hábitos financeiramente saudáveis, por meio de um planejamento financeiro flexível.
Assim sendo, para que você possa fazer esse planejamento, é importante que separe seus custos entre fixos e variáveis, de maneira que você obtenha clareza sobre quais são as possibilidades de alcançar suas metas em curto, médio e longo prazo.
Para personalizar o seu plano, você pode utilizar um aplicativo de finanças, planilhas tradicionais ou o Trello, que é uma ferramenta customizável própria para direcionar qualquer tipo de planejamento; pois o importante é que você faça o acompanhamento de sua rotina, considerando suas necessidades através da personalização do seu planejamento.
Dessa forma, você tende a alimentar a poupança como um hábito; o que é grande valia para que você possa direcionar o seu planejamento financeiro como algo orgânico na sua rotina. É relevante que você não faça mudanças radicais, visto que o foco do seu plano deve ser que torne seus hábitos sustentáveis.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão de crédito ofertado por uma fintech, visto que as fintechs oferecem o cartão de crédito com isenção total de tarifas, bem como, você pode realizar o mesmo estilo de troca no que diz respeito a sua conta digital. Por conseguinte, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança. Provavelmente você obterá um valor baixo, considerando os valores economizados.
No entanto, como você está focando no seu planejamento para resultar em hábitos financeiramente sustentáveis, você deve comemorar cada pequena mudança. Visto que, ao direcionar os valores para a sua poupança, você estará criando um novo modelo mental que é muito importante para você focar em hábitos sustentáveis, considerando o seu planejamento para o futuro.
Portanto é relevante que você questione os seus impulsos de compra; se desfaça dos excessos vendendo produtos que estejam em bom estado de conservação pela internet; bem como, faça alterações relevantes na sua rotina.
Dessa forma, você obterá o hábito de planejar suas finanças; o que fará com que a poupança não se torne um sacrifício e sim o resultado de um processo pessoal feito de maneira gradual. Contudo, não desista do seu processo, ainda que obtenha um planejamento resolutivo de forma não linear.