A permanência de uma empresa no mercado atual é pertinente a vários fatores, visto que são muitas as mudanças que ocorrem no mercado e que interferem no comportamento de consumo do cliente em potencial, independentemente do seu porte, nicho ou segmento empresarial.
Por isso, uma empresa para se manter no mercado na atualidade precisa amparar sua própria demanda através de estratégias planejadas que considerem fatores ambientais.
Sendo assim, é importante que a gestão da empresa faça um levantamento sobre fatores internos e externos, bem como analise as tendências de mercado. Uma vez que essas análises amparam seus planejamentos.
No entanto, por conta dessas mudanças que ocorrem de forma intangível, é muito importante que a gestão da empresa tenha adaptabilidade para ajustar planejamentos de ações em andamento, e analisar a viabilidade de implementações de projetos diversos.
Além disso, é fundamental que as empresas invistam em ações de marketing digital. Haja vista que é uma forma de deixar uma empresa conhecida no mercado atual. No entanto, as ações de marketing digital também precisam de amparo estratégico.
Por isso, a permanência de uma empresa no mercado atual é corroborada por estratégias, adaptabilidade e facilidade de lidar com mudanças, sendo assim, a resiliência é uma necessidade.
Entretanto, a inovação e a criatividade também são diferenciais para uma empresa atual. Visto que estamos numa era em que as ideias possuem um valor de mercado muito maior do que exatamente disponibilidade financeira para investir.
Por isso, novos entrantes podem chegar no mercado liderando determinados nichos através de inovações disruptivas. Sendo assim, a permanência de uma empresa no mercado atual não é garantida, mas é viabilizada através de planejamentos diversos e adaptações. Assim sendo, a volatilidade deve ser considerada para que a empresa se adapte conforme o mercado solicitar, ainda que seja algo implícito nas negociações de rotina.