Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, conhecido simplesmente como Vinicius de Moraes, foi um escritor brasileiro do século XX.
A produção literária de Vinicius de Moraes é abordada com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.
Dessa forma, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura de Vinicius de Moraes. Vamos conferir!
Vinicius de Moraes nasceu em outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro. O escritor se formou em Direito e publicou a sua primeira, “O caminho para a distância, em 1933.
Além de poeta, Vinicius de Moraes era também compositor e diplomata. Dentre as suas principais realizações, podemos destacar a sua participação na fundação do movimento musical “Bossa Nova”, ao lado de artistas como Tom Jobim. Como parte do movimento, ele compôs diversas músicas e realizou muitas apresentações.
Vinicius conseguiu, como poeta, muito destaque dentro da música e da literatura. Os seus poemas são abordados com muita frequência por questões de literatura dentro das mais variadas provas do país.
As criações iniciais de Vinicius eram marcadas por características do Modernismo e também do Neossimbolismo. A literatura do poeta passou, ainda, por uma fase marcada por alternâncias entre os prazeres da carne e a religião. Outras duas características que marcaram a segunda fase de sua poesia foram as questões sociais e a perspectiva do poeta sobre o amor.
A estrutura de suas criações literárias era muito variada. Em um primeiro momento, os versos eram longos e apresentavam um aspecto melancólico. Posteriormente, os poemas passaram a ter uma linguagem mais coloquial e direta.
Dentre as principais obras do autor, podemos citar: “Soneto de Fidelidade”, “Orfeu da Conceição” e “Eu Sei que Vou te Amar” (música).