Enem e Vestibular

A literatura de Rachel de Queiroz: um resumo

A literatura de Rachel de Queiroz: tudo que você precisa saber

Rachel de Queiroz foi uma importante escritora brasileira. Rachel foi também a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras.

A literatura de Rachel de Queiroz é abordada com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do Brasil, como os vestibulares e o ENEM. Algumas das obras da autora fazem parte de listas de leituras obrigatórias para o vestibular. 

Assim, para que você possa estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a produção literária de Rachel de Queiroz. Confira! 

A literatura de Rachel de Queiroz: introdução

Rachel de Queiroz foi escritora, tradutora e jornalista. Ela se tornou a primeira mulher a fazer parte de dois ambientes que eram predominantemente masculinos  ao receber o Prêmio Camões, evento que aconteceu em 1993, e também ao entrar para a Academia Brasileira de Letras.

A sua primeira publicação foi o romance intitulado “O Quinze”, que aborda um tema de extrema importância:  a seca nordestina de 1915. O livro retrata também os problemas enfrentados pelos retirantes. Devido à importância do livro, ele recebeu o prêmio da Fundação Graça Aranha. 

Apesar de a ficção social ter sido um dos principais tipos de produção da escritora, ela escreveu também romances, contos e crônicas sobre outros temas igualmente importantes.

A literatura de Rachel de Queiroz: características

A literatura de Rachel de Queiroz é caracterizada pela presença de muitos traços regionalistas, como na obra “Memorial de Maira Moura”. Porém, a sua produção também era marcada por outros aspectos, como a narração intimista presente na obra “As três Marias”.

De forma geral, podemos dizer que a literatura de Rachel de Queiroz pode ser colocada no movimento modernista brasileiro. As suas obras são também caracterizadas pela presença de temas sociais.

A literatura de Rachel de Queiroz: principais obras

Dentre as principais obras de Rachel de Queiroz, podemos destacar: O Quinze, João Miguel, Três romances, Caminhos de Pedras, Memorial de Maria Moura, As Três Marias, O Galo de Ouro e Dora Doralina.