A Lei 9.782/99 e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) - Notícias Concursos

A Lei 9.782/99 e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)

O SNVS deve acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária. Saiba mais!

A Lei 9.782/99, que definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), descreve que cabe à União, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária. 

A Lei 9.782/99 e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)

Considerando que qualquer ação unilateral tem baixa efetividade em sistemas complexos, a atribuição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de coordenar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) está principalmente voltada à criação de um ambiente favorável para a gestão do Sistema, no âmbito do território – nos estados, no Distrito Federal e nos município, destaca a publicação oficial.

Procedimentos e práticas

Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um projeto para fortalecer a gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), voltado à harmonização de procedimentos e práticas. 

De acordo com a divulgação oficial, o projeto tem como objetivo promover uma maior efetividade das ações desempenhadas pelos entes que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – por meio da harmonização dos procedimentos e práticas.

Iniciativas

A publicação oficial ressalta que este projeto é composto por uma série de iniciativas que tendem a favorecer a gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), voltadas à descentralização, à gestão da qualidade, à gestão do risco sanitário, à gestão da informação, às práticas avaliativas, às competências e percurso formativo, e ao financiamento.

Qualidade

De acordo com a divulgação oficial, o projeto para subsidiar a qualificação da ação de vigilância sanitária na perspectiva do planejamento e da gestão da qualidade, por meio da elaboração de documentos e estratégias norteadoras que contribuam para maior eficiência, eficácia e efetividade das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), propondo uma metodologia para a Anvisa apoiar a implantação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas Vigilâncias Sanitárias Estaduais, Distrital e Municipais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no quadriênio 2016-2019, foi elaborada a minuta de um guia com vistas à qualificação das ações de vigilância sanitária, tendo como foco o aprimoramento dos processos de trabalho dos órgãos estaduais, distrital e municipais. 

Temas abordados

O guia contempla os temas: análise de contexto, planejamento, apoio e operações, avaliação de desempenho e melhoria dos processos, para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o intuito de verificar o potencial de efetividade do guia no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), foi iniciada uma fase piloto – testa o instrumento – em estados e municípios para validação e adequação do conteúdo considerando as reais necessidades dos próprios entes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?