Sabemos que a entrevista é um dos momentos mais importantes em um processo de recrutamento e seleção. Por isso, ter um roteiro é uma ferramenta indispensável para trocar informações e avaliar soft skills da pessoa candidata.
Por isso, é importante que o profissional de recrutamento e seleção roteirize o seu processo, adequando os perfis de forma direcionada.
O roteiro de entrevista é uma rota, um guia a seguir e chegar às informações que deseja. No entanto, a maneira como esse roteiro será desenvolvido vai depender do objetivo da vaga, nível do cargo e cultura da empresa.
O maior dos objetivos de um roteiro é analisar todos os pontos, características e perfil de todos os entrevistados. Sendo assim, é interessante que a linha de raciocínio seja a mesma para todos que estão participando do processo, ainda que particularidades sejam exploradas.
Para que a empresa possa ter o seu roteiro de entrevista de emprego, é necessário que seja analisada o perfil da empresa e seus objetivos. Por isso, a análise da cultura empresarial é fundamental para candidatos e selecionadores.
Além disso, é necessário entender os objetivos da vaga em aberto e quais são as necessidades primordiais para que um candidato seja aprovado. Começar a entrevista quebrando o gelo com perguntas leves. Posteriormente, faça perguntas direcionadas correlatas à vaga.
A distribuição do conteúdo é outro ponto importante. Pode ser utilizada a tática do 80/20, ou seja, 80% do tempo deixe seu candidato falar, mantenha a escuta ativa e anote os principais pontos. Ao passo 20% do tempo deve ser utilizado para fazer os questionamentos e contar sobre a empresa e o desafio.
Para os candidatos este é um ponto de atenção. Por isso, conhecer os pontos fortes da própria experiência profissional pode ser primordial para direcionar a tática 80/20.
Geralmente as empresas abrem esse espaço, porém, quando esta abertura está dentro do roteiro, se torna mais proveitosa.
Para a empresa é importante ter um roteiro de entrevista de emprego para que as perguntas sejam direcionadas a cada vaga em específico. Ademais, seguir o roteiro é uma maneira orgânica de repassar os valores da empresa para todos os candidatos.
No entanto, para melhores resultados, revisite suas perguntas periodicamente e analise os insights que conseguiu através do primeiro roteiro e faça adaptações.
Já para o candidato, o roteiro da entrevista de emprego é uma oportunidade para que ele possa direcionar suas habilidades e competências, dessa forma, poderá se destacar naturalmente.