Você já deve ter ouvido falar no termo “Gestapo”. O nome é muito conhecido, uma vez que se refere à polícia secreta do Nazismo.
O tema pode ser abordado por diversas questões de provas de história geral. Ainda, você pode citar a Gestapo também na sua redação.
O termo “Gestapo” é utilizado para nomear a polícia secreta da Alemanha nazista. O conceito foi criado a partir da expressão “Geheime Staatspolizei”, parte da língua alemã, que significa “polícia secreta do Estado”.
Em pouco tempo, a Gestapo adquiriu uma função primordial dentro do aparato do Estado Nazista, ficando conhecida pela perseguição realizada aos opositores do regime.
A Gestapo foi criada na década de 30, em um contexto de ascensão dos nazistas ao poder alemão. Na época, porém, a Gestapo era uma polícia que agia para cumprir fins políticos.
O primeiro líder da polícia Gestapo foi Hermann Göring, responsável por liderar o seu grupo para perseguir aqueles que eram considerados comunistas.
No ano de 1934, Heinrich Himmler assumiu a liderança da Gestapo e, com isso, fez com que a polícia passasse a possuir uma função de “polícia de segurança pública”, perseguindo inimigos políticos e atuando em conjunto com a Kriminalpolizei, órgão que possuía como objetivo combater as práticas consideradas responsáveis por provocar degeneração da Alemanha.
No ano de 1944, já ao final da Segunda Guerra Mundial, a Gestapo havia sido fortemente expandida. Na época, ela contava com mais de 30 mil funcionários que atuavam em seis departamentos. Eram eles:
A Gestapo chegou ao fim no ano de 1945, mesmo ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial.
Com o fim do regime nazista, a Gestapo seria considerada uma organização criminosa e aqueles que haviam sido seus funcionários foram presos e condenados por crimes de guerra.