A cultura organizacional é um tema abordado por Chiavenato, um dos maiores nomes quando pensamos em Administração.
Segundo Chiavenato a cultura organizacional é uma forma de motivar as pessoas, estimular a satisfação, bem como melhora os resultados.
“Os indivíduos aguardam recompensas, satisfações e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho” Chiavenato (2002)
Chiavenato destaca que como a pessoa se sente em relação ao trabalho implica na motivação, ao passo que altera os resultados.
Sendo assim, a cultura organizacional implica nos resultados de uma empresa, de forma direta ou indiretamente. Basta pensar no fluxo de trabalho de uma empresa maior, onde as pessoas estão desmotivadas e diminuem seu fluxo de trabalho.
Sendo uma grande equipe, são muitos processos que entrarão numa lentidão difundida na rotina. Contudo, se a empresa possui uma cultura aberta, ao ouvir os primeiros funcionários, pode acabar, ou ainda não deixar fluir essa cadeia contraproducente.
Por isso que uma cultura organizacional precisa estar baseada na missão, visão e valores da empresa.
Entretanto, para que uma empresa de valores humanos e abertos possa ter uma cultura correlata, precisa que a rotina da empresa aberta, ao passo que as pessoas tenham oportunidades de sugerir ideias e influenciar processos.
Por isso uma cultura aberta altera os resultados das entregas aos clientes. Bem como Chiavenatto diz em seus livros, a motivação interna altera os resultados de uma empresa, por isso que uma gestão participativa é uma forma estratégica de melhorar seus resultados.
A gestão de pessoas é uma vertente importante na gestão holística, ao passo que essa gestão é reforçada pela cultura interna. Afinal, essencialmente uma cultura organizacional é feita por pessoas.