Conforme informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, são muitos os obstáculos existentes em países com ambientes de negócios complexos, também são muitos os desafios para a realização de reformas estruturais, que perpassam a legislação trabalhista, o modelo educacional, a segurança pública, além do regime tributário, do acesso ao crédito e da segurança jurídica.
Superar esses elementos pode ser complexo, mas transita por iniciativas integradas e elaboradas por meio de planejamento, articulação e engajamento dos mais diversos representantes dos setores público e privado, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Para ampliar essa articulação, o Governo Federal criou, em 2019, a Secretaria Especial de Modernização do Estado (Secretaria Especial de Modernização do Estado -SEME). Ela integra a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) e é responsável por coordenar, articular e promover as mais diversas ações de modernização do Estado, inclusive a modernização do ambiente de negócios.
Conforme informações da Secretaria-Geral da Presidência da República, um Estado mais moderno alavanca investimentos internos e externos, o que beneficia investidores e sociedade.
A mensuração desses avanços pode ser realizada por rankings internacionais, que comparam países de acordo com a facilidade de se fazer negócios em cada nação. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, por vezes, o desconhecimento sobre avanços e entregas recentes pode impactar a nota de um país e prejudicar o desenvolvimento de toda uma nação.
Por isso, mostrar as entregas e os avanços do país é justamente o objetivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio de divulgação oficial. Visto que é relevante revelar aos empresários, que movimentam a economia do Brasil, as ações e entregas mais relevantes que vêm sendo implementadas desde 2019.
São muitas as as ações mais relevantes da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) e dos ministérios do Trabalho e Previdência; da Educação; da Justiça e Segurança Pública; do Desenvolvimento Regional; da Economia e da Infraestrutura, cujos objetivos visam modernizar o Brasil e colocá-lo entre os 50 melhores países para se fazer negócios no mundo.
A Secretaria-Geral da Presidência da República ressalta que modernizar o Brasil exige uma ação transversal, integrada e articulada – e não apenas dos entes públicos; mas de todos os que contribuem para o desenvolvimento do País. Essa integração de propósitos é um dos principais objetivos da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, a Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME)/SG.