A atuação do empreendedor requer um direcionamento assertivo, considerando que ele deve otimizar o seu fluxo de forma orgânica dentro do mercado atual.
O empreendedor não deve negligenciar a necessidade estratégica dentro da sua gestão, considerando que diversos fatores impactam no mercado e no fluxo de oferta e demanda por meio da mudança do comportamento de compra do cliente.
Fatores tecnológicos amparam uma empresa em diversas vertentes. Haja vista que é necessário que o empreendedor estude a tecnologia para que saiba o que o mercado oferece, de maneira que possa analisar os sistemas inovadores e a viabilidade do seu produto.
Sendo assim, é necessário que a gestão de uma empresa na atualidade considere fatores internos, externos e tecnológicos para que possa direcionar o seu planejamento estratégico. Dessa forma, é possível que o empreendedor se direcione diretamente ao seu público-alvo, evitando criar um fluxo contraproducente.
Sendo assim, é importante que o entrante no empreendedorismo se direcione ativamente através da sua habilidade e adaptabilidade estratégica. É importante fazer uso de ferramentas próprias para a gestão empresarial, como a matriz Swot e a análise de Ansoff, por exemplo. Visto que são diagnósticos de mercado que facilitam o entendimento do empreendedor quanto ao cenário de atuação do seu segmento, as tendências de mercado e a viabilidade do seu produto dentro da necessidade atual do seu público-alvo.
Certamente as estratégias devem ser corroboradas por ações inbound marketing, de modo que todas as ações da empresa funcionem por meio de um fluxo resolutivo de melhorias contínuas. Uma vez que as ações devem ser complementares para que a empresa atenda ao seu cliente de maneira total. Dessa forma, a fidelização do cliente pode ocorrer organicamente; ao passo que a empresa direcione os seus investimentos.
Sendo assim, é necessário que o empreendedor tenha clareza sobre a possibilidade de se tornar líder de mercado, considerando que essa é uma facilidade da era digital. Por isso, nenhuma empresa deve ser desconsiderada no mercado atual quando sua atuação ocorre de forma estratégica, independentemente do porte ou segmento empresarial.
Portanto, quando ocorre uma atuação estratégica por parte do empreendedor desde a sua ideia inicial de negócio, ele eleva a sua chance de sucesso, considerando que a empresa poderá adaptar os seus planejamentos, evitando investir em projetos obsoletos.