Empreendedorismo

A atuação de uma empresa requer uma gestão holística na era digital

A volatilidade do mercado impacta diretamente a atuação de uma empresa na era digital, independentemente do seu porte ou segmento. Por isso, é necessário o direcionamento estratégico da empresa desde o seu surgimento.

A atuação de uma empresa requer uma gestão holística na era digital

A adaptação de ferramentas estratégicas é necessária para uma gestão holística. Por isso, é importante que uma empresa de pequeno porte seja gerida de forma estratégica, considerando a tecnologia e os fatores externos.

Acompanhe os fatores externos não controláveis

A matriz Swot, por exemplo, permite uma análise do cenário externo e interno, considerando os fatores não controláveis e as oportunidades de mercado. Sendo assim, é uma possibilidade analítica que requer adaptação à gestão de uma empresa de pequeno porte.

Invista em tecnologia de forma planejada

Investir em tecnologia é uma necessidade implícita à atuação de uma empresa na era digital. Contudo, quando esse investimento ocorre de forma planejada, ele pode ser melhor aproveitado no que tange às possibilidades oferecidas pela ferramenta tecnológica.

Omnichannel: a inovação do varejo

Através de um sistema omnichannel, por exemplo, é possível o direcionamento de uma empresa de forma gradual, considerando a possibilidade de ampliar os canais de venda e atendimento, quebrando barreiras na comunicação.

Chatbot e a elevação das vendas

Visto que o sistema omnichannel permite que a empresa disponibilize diversos canais para atender o cliente e para elevar suas vendas, como o chatbot, que pode orientar o cliente em horário não comercial.

Além disso, a tecnologia omnichannel pode ser uma importante representação da inovação no varejo. Visto que permite que a empresa venda de forma online e presencial, entregando ao cliente a mesma qualidade e cultura.

A otimização dos processos operacionais

Portanto, é importante o direcionamento estratégico de uma empresa desde o seu surgimento, de modo que os fluxos funcionem de maneira relacionada e positiva, considerando os diversos fatores que impactam o mercado e o fluxo de oferta e demanda atual.

Evite investimentos que tendem a obsolescência

Através do investimento assertivo e direcionado a empresa pode otimizar seus processos operacionais e analisar os projetos antes de aprová-los, evitando investimentos contraproducentes.

Sendo assim, é possível que uma empresa de pequeno porte cresça de maneira rápida, alcançando a liderança dentro do seu nicho de atuação. Visto que na era digital é possível alcançar o cliente através de uma gestão holística que contemple a imagem da marca, elevando o valor e a autoridade da empresa no seu segmento.