A volatilidade do mercado impacta diretamente a atuação de uma empresa na era digital, independentemente do seu porte ou segmento. Por isso, é necessário o direcionamento estratégico da empresa desde o seu surgimento.
A adaptação de ferramentas estratégicas é necessária para uma gestão holística. Por isso, é importante que uma empresa de pequeno porte seja gerida de forma estratégica, considerando a tecnologia e os fatores externos.
A matriz Swot, por exemplo, permite uma análise do cenário externo e interno, considerando os fatores não controláveis e as oportunidades de mercado. Sendo assim, é uma possibilidade analítica que requer adaptação à gestão de uma empresa de pequeno porte.
Investir em tecnologia é uma necessidade implícita à atuação de uma empresa na era digital. Contudo, quando esse investimento ocorre de forma planejada, ele pode ser melhor aproveitado no que tange às possibilidades oferecidas pela ferramenta tecnológica.
Através de um sistema omnichannel, por exemplo, é possível o direcionamento de uma empresa de forma gradual, considerando a possibilidade de ampliar os canais de venda e atendimento, quebrando barreiras na comunicação.
Visto que o sistema omnichannel permite que a empresa disponibilize diversos canais para atender o cliente e para elevar suas vendas, como o chatbot, que pode orientar o cliente em horário não comercial.
Além disso, a tecnologia omnichannel pode ser uma importante representação da inovação no varejo. Visto que permite que a empresa venda de forma online e presencial, entregando ao cliente a mesma qualidade e cultura.
Portanto, é importante o direcionamento estratégico de uma empresa desde o seu surgimento, de modo que os fluxos funcionem de maneira relacionada e positiva, considerando os diversos fatores que impactam o mercado e o fluxo de oferta e demanda atual.
Através do investimento assertivo e direcionado a empresa pode otimizar seus processos operacionais e analisar os projetos antes de aprová-los, evitando investimentos contraproducentes.
Sendo assim, é possível que uma empresa de pequeno porte cresça de maneira rápida, alcançando a liderança dentro do seu nicho de atuação. Visto que na era digital é possível alcançar o cliente através de uma gestão holística que contemple a imagem da marca, elevando o valor e a autoridade da empresa no seu segmento.