9 entre 10 pessoas vão pesquisar melhor antes de comprar nesta Black Friday
O objetivo é evitar pagar mais ainda por produtos
Segundo pesquisa da CNDL (confederação de lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 91% dos entrevistados planejam pesquisar os preços antes de comprar algum item na data, principalmente para confirmar se estarão realmente com desconto.
Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o consumidor brasileiro está mais exigente. “Tanto é que já começa a se preparar com antecedência para as promoções e pesquisar as ofertas antes de sair comprando”, afirma ele.
Entre os que compraram na Black Friday do ano passado e querem comprar neste ano também, 35% esperam adquirir mais produtos e 31% economizaram para gastar mais que em 2018.
As lojas online continuam a ser o local preferido na data: 77% dos consumidores escolhem a internet, contra 33% que preferem ir aos shoppings para fazer suas compras.
A opção por não parcelar o pagamento cresceu em relação a 2018. Segundo a pesquisa, sete em cada dez consumidores vão optar pelo pagamento à vista, sendo que 48% deles preferem pagar em dinheiro.
Já entre os consumidores que mencionaram optar pelo parcelamento no cartão de crédito (45%), a média será de seis prestações.
Os dados revelam ainda que quatro em cada dez (39%) só vão comprar se as ofertas realmente valerem a pena –crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2018. Metade dos entrevistados tem a intenção de adquirir produtos e apenas 11% não devem aproveitar as promoções.
A pesquisa foi feita com 1.230 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais.
Fonte: Mixvale, Imagem: G1.