Empregos

8 Dicas Para a Construção do Seu Currículo

A construção do seu currículo e o seu sucesso profissional

A maneira como você constrói os dados dentro do seu currículo pode ser um diferencial para que ele se torne atrativo. Por isso, é importante que o seu currículo seja direcionado de forma sucinta, objetiva e contextualizada. Sendo assim, trouxemos algumas dicas para que você direcione seu currículo e aumente suas chances de sucesso.

No entanto, é importante que você adapte essas dicas às suas objetividades. Bem como, a sua atuação no mercado. Haja vista que alguns pontos são importantes e devem ser destacados conforme os objetivos de cada pessoa.

Por isso, caso você tenha tido muitas experiências, informe apenas as vivências que são relevantes e correlatas à sua área de atuação atual. 

Da mesma maneira, caso você seja uma pessoa que busca entrar no mercado de trabalho, tente se apresentar de uma forma objetiva e destaque seu comprometimento e competência. 

1. Dados Pessoais – Sucintos e atualizados

Os dados inseridos no início facilitam a identificação. Por isso, atente-se ao seu contato, para que esteja atualizado. Além disso, é desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais.

2. Endereço de e-mail deve passar seriedade

Crie um e-mail profissional. Evite e-mails que possuam diminutivos ou apelidos.  

3. Objetivo requer assertividade e definição

Neste ponto é importante que indique sua área de interesse. Sendo assim, caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos. Pois, o currículo deve ser direcionado para que aumente suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego.

4. Qualificações

Destaque suas principais qualificações adquiridas através de experiências de trabalho formais e informais. No entanto, insira suas qualificações de forma sucinta, já que poderá explorar esse ponto durante a entrevista de emprego. 

5. Formação Acadêmica

Insira a sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa. Ou seja, ordene de sua atual ou última graduação para a primeira. 

Sequenciando assim o nome do curso, instituição de ensino, previsão de  conclusão ou ano de início e término.

6. Experiências Profissionais – Direcione a sua trajetória profissional

A sua trajetória profissional é um ponto muito importante na construção do seu currículo. Sendo assim, informe o nome da empresa e o período de atuação. Bem como, insira as atividades de maneira sucinta e contextualizada. 

7. Idiomas

Insira idiomas apenas se possuir um nível que possa ser utilizado na rotina de uma empresa. Informe se possui certificação.

8. Complementos

Atividades e formações complementares podem ser colocadas. Assim sendo, insira cursos extras, intercâmbios e projetos sociais que participou ou participa.