A matemática, assim como demais campos do conhecimento científico e filosófico sempre foi menos aberto para as mulheres. Porém, desde os primórdios dos estudos nessas áreas, diversas cientistas femininas conseguiram alcançar a notoriedade em suas descobertas e pesquisas acerca da matemática.
Conheça sete delas!
Hipácia de Alexandria foi uma filósofa, astrônoma e matemática grega.
Ela era a chefe assalariada da Escola Neoplatônica em Alexandria, Egito, desde o ano 400. Seus alunos eram jovens pagãos e cristãos de todo o império. Ela foi morta por uma multidão de cristãos em 415, provavelmente inflamada pelo bispo de Alexandria, Cirilo.
Elena Cornaro Piscopia foi uma matemática e teóloga italiana.
Foi uma criança prodígio que estudou muitas línguas, compôs música, cantou e tocou muitos instrumentos e aprendeu filosofia, matemática e teologia. Seu doutorado, pela primeira vez, foi na Universidade de Pádua, onde estudou teologia. Ela se tornou professora de matemática lá.
Escritora e matemática do Iluminismo francês, Émilie du Châtelet traduziu os Principia Mathematica de Isaac Newton. Ela também era uma amante de Voltaire e era casada com o marquês Florent-Claude du Chastellet-Lomont. Ela morreu de embolia pulmonar após dar à luz aos 42 anos de uma filha, que não sobreviveu à infância.
A mais velha de 21 filhos e uma criança prodígio que estudava línguas e matemática, Maria Agnesi escreveu um livro para explicar matemática para seus irmãos, que se tornou um notável livro de matemática. Ela foi a primeira mulher indicada como professora universitária de matemática, embora haja dúvidas de que ela assumiu a cadeira.
A matemática francesa Sophie Germain estudou geometria para escapar do tédio durante a Revolução Francesa, quando ela estava confinada à casa de sua família, e passou a fazer importantes trabalhos em matemática, especialmente seu trabalho sobre o Último Teorema de Fermat.
Conhecida como a “Rainha da Ciência do Século XIX”, Mary Fairfax Somerville lutou contra a oposição da família ao seu estudo de matemática e não apenas produziu seus próprios escritos sobre ciências teóricas e matemáticas, como também produziu o primeiro texto de geografia na Inglaterra.
Ada Lovelace era a única filha legítima do poeta Lord Byron. A tradução de Ada Lovelace de um artigo sobre a Máquina Analítica de Charles Babbage inclui notações (três quartos da tradução) que descrevem o que mais tarde ficou conhecido como computador e software. Em 1980, a linguagem de computador Ada foi nomeada em sua homenagem.
E então, curtiu conhecer todas essas mulheres incríveis? Compartilhe!
Não deixe de ler também – Matemática: 4 filmes que abordam a matéria