6 filmes para quem gosta de matemática (ou quer começar a gostar) - Notícias Concursos

6 filmes para quem gosta de matemática (ou quer começar a gostar)

Gostar de matemática parece algo impossível para muitos estudantes. Para outros, a matéria é fascinante e até fácil de aprender.

Mas uma coisa é fato, não dá para negar que é uma das ciências mais valiosas do mundo, tendo proporcionado a invenção de muitas tecnologias para o mundo que vivemos hoje.

Por ser tão essencial e marcante, há diversos filmes que foram inspirados em matemáticos célebres e importantes da história.

Listamos 6 longas sobre matemática para você conhecer!

Uma Mente Brilhante

O gênio da matemática John Forbes Nash Jr. é o protagonista da história de Uma Mente Brilhante. Aos 21 anos, casa-se com uma bela mulher e continua seus estudos, repletos de inovações. Não demora muito, porém, para apresentar sinais de esquizofrenia. Mesmo em meio à luta contra a doença degenerativa, ganha o prêmio Nobel.

O Jogo da Imitação

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico precisa quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. É aí que um grupo de estudiosos é recrutado, incluindo Alan Turing, um matemático de 27 anos que, apesar de brilhante, não se relaciona bem com ninguém a sua volta.

O Homem que Viu o Infinito

Nesse longa você conhece a história de Srinivasa Ramanujan, matemático indiano que contribuiu imensamente para o mundo da matemática. Mostra toda a sua participação no estudo da teoria dos números, das série infinitas e frações contínuas.

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, para a sociedade, parecia só mais um garoto-problema e sem futuro.

No entanto, quase sem querer, se revela um gênio em matemática. Após uma confusão, por determinação legal, precisa fazer terapia. Ele consegue começar a se ‘encontrar’ quando se identificar com um de seus psicólogos.

Mentes que Brilham

Fred Tate, com apenas sete anos de idade, se destaca brilhantemente em áreas como matemática e artes. Sabendo de seu dom, incumbe-se de total responsabilidade mesmo tão jovem. Sua mãe, por outro lado, só deseja que o filho seja encarado pelos outros como uma criança normal, e acaba limitando seu potencial.

Quebrando a banca

O filme narra a história de Ben Campbell, um jovem tímido e superdotado do MIT que, se vê precisando pagar a faculdade. Ele tem a ideia de conseguir o dinheiro em jogos de cartas com um grupo que faz suas apostas em Las Vegas. O líder, Micky Rosa é um professor de matemática e gênio em estatística, que monta um complexo sistema de sinais para vencer  praticamente todas as partidas.

E então, você já conhecia algum desses filmes inspirados na matemática e seus estudiosos? Tem algum que ficou faltando nessa lista?

Leia também outro artigo com dicas interessantes: Filmes brasileiros para citar questões sociais na redação do ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?