“O Brasil vai crescer 50 anos em 5”. Se você costuma estudar história, certamente sabe que essa é uma das frases mais marcantes do país. Ela foi dita por um dos presidentes mais representativos da nossa era: Juscelino Kubitschek.
Quando JK proferiu aquela frase certamente ele estava se referindo apenas ao processo de industrialização do país. O que ele não sabia é que essa frase também pode ser usada para explicar a velocidade no processo de valorização da moeda de 1 real que faz uma homenagem ao político.
A moeda de 1 real do JK foi lançada em 2002 pelo Banco Central (BC) com o objetivo de homenagear um dos presidentes mais representativos da nossa história. Nos últimos anos, essa peça vem se valorizando rapidamente e já pode ser vendida por até R$ 200 em alguns casos.
Identificando a moeda
Embora a moeda do JK se pareça com outras peças de 1 real da segunda família, o fato é que é esse exemplar possui algumas características próprias, o que faz com que o item se torne ainda mais raro.
Abaixo, você pode conferir uma lista com as principais características das moedas de JK, tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo BC:
- Material: inox+bronze;
- Diâmetro: 27,0 mm;
- Massa: 7,00 g;
- Espessura: 1,95 mm;
- Bordo: serrilhado interm.;
- Eixo: reverso moeda (EH);
- Circulação: de 12/09/2002 a atual;
- Desenho do Anverso: Figura de Juscelino Kubitschek e dístico CENTENÁRIO JUSCELINO KUBITSCHEK no núcleo prateado e transpassando para o anel dourado;
- Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.
Os valores projetados
Como dito, existem casos em que a moeda de 1 real do JK pode ser vendida por R$ 200. Mas para que isso aconteça é preciso prestar atenção necessariamente no grau de conservação do exemplar.
Em regra geral, quanto mais bem conservada estiver a sua moeda, maior poderá ser o valor de revenda. Abaixo, você pode conferir os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para esse exemplar:
É importante destacar que esses valores fazem parte apenas de uma projeção. Os patamares de revenda podem variar para cima ou para baixo a depender da sua capacidade de negociação.
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- BC
A peça stá em condição de BC quando se encontra em um bom estado de conservação, ou seja, que possui cerca de 50% dos detalhes da cunhagem original. Moedas nesta categoria têm desgaste mais pronunciado.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- SOB
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- FDC
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.