Ficar atento aos sinais de que você tem dormido pouco é importante para impedir que a falta de descanso comece a afetar a sua saúde de forma profunda. Afinal, o sono tem um papel importante em nossas vidas, portanto, precisa ser considerado uma prioridade. Caso contrário, poderemos sofrer problemas de memória, concentração, baixa imunidade, dentre outras consequências.
Portanto, acompanhe este texto e saiba mais sobre esse assunto importante!
5 sinais de que você tem dormido pouco
Os sinais de que você tem dormido pouco podem ser sutis no começo, porém, é importante manter um olhar atento para a própria saúde a fim de detectar esse tipo de situação. Ainda mais se pensarmos que, muitas vezes, a pessoa só percebe que tem dormido mal quando o problema já se agravou. Por conta disso, praticar a autoanálise e perceber alterações no corpo e na mente é importante para agir de forma coesa caso perceba que algo “saiu dos eixos”. Vejamos:
1. Sonolência diurna excessiva
A sonolência diurna pode aparecer de vez em quando, depois de uma semana intensa de trabalho ou quando alteramos o horário de sono esporadicamente, por exemplo. No entanto, se essa sonolência é muito frequente, pode ser que este seja um dos sinais de que você tem dormido pouco. Afinal, o sono, à noite, precisa ser reparador o suficiente para que tenhamos energia ao longo do dia. Porém, quando o sono não deixa de existir na rotina, é importante avaliar a situação.
2. Dificuldade extrema para acordar
Assim como a sonolência diurna pode aparecer, a dificuldade extrema para acordar também é um problema. Embora possamos ter um pouco de preguiça de sair da cama pela manhã, quando essa dificuldade é muito grande, a ponto de impedir que você acorde em um determinado horário, pode ser que você esteja indo dormir muito tarde. Vale a pena avaliar essa situação.
3. Irritabilidade e alterações de humor
O sono equilibrado nos ajuda a manter o humor mais saudável e com menos oscilações. Portanto, se você percebe que o seu humor tem se alterado de forma recorrente e exagerada, esse pode ser um dos sinais de que você tem dormido pouco. Claro que se essas alterações têm relação com situações específicas, talvez não seja um problema de sono. Em contrapartida, se há alterações muito frequentes e sem causas bem específicas, vale a pena investigar a situação.
4. Queda da imunidade
A imunidade pode cair quando não dormimos adequadamente e, portanto, este é mais um dos sinais de que você tem dormido pouco. Se você percebe que tem adoecido com muita frequência, tendo resfriados e gripes, observe a qualidade do seu sono e converse com o seu médico sobre esse assunto. Quem sabe, uma reorganização do descanso possa ajudar.
5. Diminuição no desempenho cognitivo
A quantidade de sono adequada também é responsável por manter as nossas funções cognitivas em bom funcionamento. Isso significa que se dormimos mal podemos acabar tendo problemas de memória, raciocínio e aprendizagem. Portanto, se você tem notado esse tipo de alteração, vale a pena pensar sobre o assunto com mais atenção e verificar, até que ponto, trata-se de um problema com o sono.
Na dúvida, converse com o seu médico de confiança!