Os conhecimentos científicos estão sempre presentes nas provas dos vestibulares, sejam eles das ciências humanas ou das ciências exatas. Por isso, além de estudar os assuntos nas disciplinas da educação formal, é preciso desenvolver um amplo repertório sociocultural.
Pensando nisso, apresentamos abaixo uma seleção de 5 séries sobre ciência que irão ajudar você a saber diversas curiosidades científicas e a entender diversos fenômenos que só a ciência explica. Confira abaixo!
Em primeiro lugar, apresentamos uma série de 2016, cujo título em inglês é White Rabbit Project. A websérie é uma obra de ficção científica que promove a investigação científica de diversas tecnologias, como as armas usadas na II Guerra Mundial, por exemplo.
Explicando a Mente foi lançada em 2019 e tem como foco principal explicar o que acontece dentro da cabeça humana. Desse modo, os episódios dessa série proporcionam conhecimento sobre diversos aspectos e curiosidades sobre o nosso cérebro. Temas como memória, sonhos, e drogas psicodélicas são discutidos de forma muito divertida e com linguagem acessível.
Nossa terceira dica é uma série do History Channel que aborda as descobertas sobre o universo. Na série é possível entender o impacto da descoberta o universo sobre a raça humana, além de entender melhor o tema que desperta tanto a curiosidade.
Essa série documental mostra, por sua vez, como todos nós estamos conectados de algum modo atualmente. A Era dos Dados aborda uma questão mais atual, que envolve a conexão por meio das redes sociais e a conexão por nuvem, por exemplo. Mas a série debate também temas como o Deserto do Saara e o clima da Floresta Amazônica.
Por fim, apresentamos a série Bill Nye Saves the World, na qual o cientista, apresentador, ator e escritor Bill Nye convida especialistas para debater diversos temas, com uma linguagem que alcança todas as faixas etárias. Os assuntos dessa série são os mais diversos, então é possível assistir episódios sobre o reino animal, sobre vícios, meio ambiente e muito mais.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar no seu texto de acordo com as regras da ABNT.