O sertão nordestino é representado em muitas músicas, que por sua vez, tornam-se referências para questões do ENEM e de vestibulares.
Tais músicas podem ser usadas como citações em questões dessas provas ou então para basear redações.
Pensando em ajudar na reflexão sobre o tema, selecionamos grandes composições que falam sobre assuntos importantes e que permanecem atuais. Que tal então conhecê-las?
Carcará é uma ave de rapina típica do Nordeste que se beneficia da fragilidade dos outros para se alimentar.
Nessa canção, o compositor João do Vale consegue ensinar com poesia como se dá a subsistência desse pássaro, que vive tanto nos cerrados quanto nas caatingas.
O paraibano Zé Ramalho é um artista muito popular e conhece bem a biografia do povo nordestino.
Sua música retrata a desigualdade social que assola o sertão nordestino. Ou seja, tema que cai praticamente em todo vestibular.
O alagoano Djavan relata na música a vida sofrida do povo do sertão e a fé inabalável do sertanejo.
A música destaca também as festas típicas da região como uma válvula de escape para aparar as dores do dia a dia.
O pernambucano Lenine, em parceria com o compositor Paulo César Pinheiro, traz nesta canção manifestações culturais presentes no coração do povo nordestino, especialmente pernambucano.
A letra destaca grandes nomes como por exemplo: Luiz Gonzaga, Mestre Vitalino, Ariano Suassuna, Frei Caneca, entre outros.
Não poderíamos finalizar o post sem falar do rei do baião, Luiz Gonzaga, sempre relembrado em provas de vestibulares ou ENEM.
A canção “Asa Branca” é uma das músicas mais exploradas nas provas, pois ela é um retrato das dificuldades encontradas no sertão nordestino, principalmente a seca.
Considerada por muitos como o hino da população nordestina. É um clássico da música brasileira.