Como ícones da música brasileira podem estar presentes no ENEM

Muitas canções que fazem alusão a temas relevantes para a sociedade podem ser usadas como citações na redação do ENEM e em questões de interpretação de texto

A música brasileira é expoente da cultura brasileira e por isso sempre surge como referências para questões de vestibulares e do ENEM. Nesse sentido, é sempre bacana ter certo conhecimento sobre os principais compositores, canções que fizeram história e que podem ter relações com períodos e temas relevantes.

Além disso, muitas canções que fazem alusão a temas relevantes para a sociedade podem ser usadas como citações na redação do ENEM.

Mas afinal, como a música brasileira pode estar presente no ENEM e até mesmo em vestibulares? Para ajudar nessa reflexão, selecionamos grandes compositores do Brasil que são conhecidos por composições a respeito de assuntos importantes e que permanecem atuais. Conheça!

Luiz Gonzaga

O Rei do Baião é sempre relembrado em provas de vestibular ou ENEM. Sua composição mais famosa, “Asa Branca” é um retrato das dificuldades enfrentadas no sertão nordestino, sobretudo a seca.

Outra canção “Vozes da seca” também relata a vida sofrida do povo nordestino e aos esteriótipos criados acerca dele pelo resto do Brasil. Confira a letra para entender o protesto de Luiz Gonzaga:

“Seu ‘doutô’, os nordestino têm muita gratidão / Pelo auxílio dos ‘sulista’ nessa seca do Sertão / Mas ‘doutô’ uma esmola a um homem que é são / Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.

Renato Russo

Ícone do rock brasileiro dos anos 80, Renato Russo, líder da banda Legião Urbana morto em 1996, se destaca até hoje como um dos compositores mais ativos quando se trata de música brasileira de protesto.

Muitas delas exprimem a sensação do brasileiro em relação à política do País e descaso com a população. Outras retratam efeitos do passado do Brasil nos dias atuais. E mesmo que as músicas tenham sido escritas há mais de 30 anos se fazem válidas hoje em dia.

Podemos citar como bom exemplo a canção “Índios”, que se refere à colonização das Américas pelos europeus, opinando sobre como os nativos foram catequizados e as terras exploradas.

Na música “Que País é Esse”, bem conhecida, traz à tona esquemas de corrupção, o descumprimento de leis por parte dos políticos, assim como é a imagem do Brasil para o restante do mundo.

Além destas duas há muitas outras composições de Renato Russo que podem ser debatidas na redação do ENEM e estar em questões de interpretação de texto, por exemplo.

Chico Buarque

Outro célebre compositor da música brasileira, Chico Buarque de Hollanda, tem sempre um espaço em provas de vestibular, bem como do ENEM.

Durante a Ditadura Militar no Brasil, precisou se exilar na Europa por sofrer perseguição. Por todas as censuras sofridas à época, compôs vários hinos relacionados ao tema, mas sempre apostando em metáforas, algo que o ENEM adora.

“Apesar de você” e “Cálice” são duas canções-símbolo de Chico e que podem estar presentes em questões ou ser citadas em redações.

Ainda podemos citar outras composições que se referem a temas sociais, como “Construção”. Esta é uma crítica ao sistema, que deixa à margem aqueles que estão fora da elite econômica. Ou seja, boa parte dos trabalhadores, que servem os patrões e muitas vezes estão por trás de grandes feitos, como construção de edifícios luxuosos, mas não são valorizados.

Esses são somente três nomes da música brasileira bastante citados em provas do ENEM e em vestibulares. Qual mais você acha que cabe nessa lista?

Veja também: Filmes brasileiros para citar questões sociais na redação do ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.