Treinar redação é essencial para ir bem em concursos, vestibulares ou no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
Isto é, além de todas as matérias que podem cair em tais provas, deve-se incluir a prática de dissertações no cronograma de estudos.
Para lhe ajudar, listamos algumas maneiras eficientes e interessantes. Confira!
Bons escritores escrevem. Muito. Comece um blog e anuncie em suas redes sociais se estiver interessado em feedback. Comece um blog e mantenha-o em segredo, se não estiver. Mantenha um diário. Relatar coisas que acontecem em sua vida, na escola, faculdade, em sua casa, enfim, tudo diz respeito à prática de escrever. Além disso, um blog pode ser mais motivador, pois você poderá ver um retorno de seus textos.
Não tenha medo de se arriscar um pouco. Vá contra a corrente. Pesquise um assunto político delicado como, por exemplo, imigração, aborto, controle de armas, pena de morte ou então maioridade penal. Apostar em discussões reais e complexas faz você se preparar para qualquer tipo de tema que lhe for solicitado no vestibular ou concurso.
Às vezes, o inseto da inspiração morde quando você está cansado. De acordo com algumas pesquisas, a mente humana pode se abrir surpreendentemente antes de dormir. Então é mais provável que você desligue a parte mecânica de seu cérebro e comece a formular sua criatividade. Sendo assim, talvez seja um bom momento para treinar uma redação.
Ao mesmo tempo em que a criatividade surge quando você está prestes a cair na cama, a capacidade de revisão e edição de textos tende a não ser muito boa. Logo após escrever sua redação – aquele treino antes de dormir – vá para a sua noite de sono. Assim, no dia seguinte, com a mente descansada você conseguirá organizar melhor as ideias, corrigir erros ortográficos, etc.
Tente descrever os últimos cinco minutos do seu dia com uma clareza surpreendente. Pegue as últimas notícias e escreva uma descrição de dois parágrafos dos eventos como se você estivesse lá. Encontre a pessoa mais legal que você conhece e escreva sua próxima redação sobre a infância dela. Escreva um anúncio de duas palavras para o melhor par de sapatos do seu armário. Experimente – a maioria dos bons escritores sim!