Enem e Vestibular

5 filmes para entender o Islamismo: confira!

5 filmes para entender o Islamismo: a lista

O Islamismo é uma das religiões mais importantes de todo o mundo, possuindo milhões de adeptos. Assim, é muito provável que questões sobre esse tópico apareçam no vestibular ou no ENEM, especialmente relacionadas à momentos específicos da história. 

Ainda, você pode inserir o islamismo e suas aparições na história e na atualidade na forma de um repertório para a sua redação. 

Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe uma lista com 5 filmes que irão te ajudar a revisar os principais tópicos do Islamismo. Vamos conferir, a seguir, quais são eles.

5 filmes para entender o Islamismo: Cruzada

Cruzada, longa produzido no ano de 2005, retrata a história das Cruzadas, expedições organizadas pela Igreja Católica para a retomada da Terra Santa. 

A obra aborda questões extremamente importantes, como as diferenças entre o Islamismo e o Cristianismo e o modo de convivência desses dois povos na Idade Média e nas Cruzadas. Ainda, uma importante figura do Islamismo medieval é retratada: Saladino, sultão que conquistou Jerusalém no ano de 1187.

5 filmes para entender o Islamismo: O Último Viking

A narrativa de O Último Viking foi construída com o objetivo de retratar o choque de realidades entre duas culturas: aquela dos vikings e a dos islâmicos. Ao fazer isso, o longa retrata diversos costumes do Islamismo, bem como a tolerância religiosa que foi pregada por essa religião durante certos períodos da história.

5 filmes para entender o Islamismo: Caramelo

Caramelo é uma obra de 2007 que permite que os seus espectadores entendam a relação do Islamismo com as suas fiéis. Assim, a obra retrata importantes aspectos religiosos do Islã e o modo com o qual eles se inserem no cotidiano das mulheres que os seguem.

5 filmes para entender o Islamismo: Maomé – O Mensageiro de Alá

Essa obra, produzida em 1976, retrata eventos de importante destaque da vida de Maomé, considerado o profeta pelos seguidores do islamismo.

O filme mostra aos espectadores importantes eventos da história do Islamismo e do mundo árabe antigo, como a revelação do Alcorão para o profeta, a Hégira (fura de Meca para Medina) e a reconquista da cidade de Meca. 

5 filmes para entender o Islamismo: Paradise Now

O filme Paradise Now deveria ser assistido por todos aqueles que irão prestar vestibular. Isso porque, a obra retrata aspectos do Islamismo e do cotidiano de seus fiéis e retrata, além disso, os árabes que vivem, atualmente, na Palestina. Assim, os conflitos com Israel, Estado criado em 1948, na chamada Questão Palestina, são também retratados.