A redação em um concurso é uma grande causa de muita preocupação entre os candidatos. Afinal de contas, elaborar um texto de qualidade exige muita sabedoria e conhecimento das regras da Língua Portuguesa.
Cometer erros em redação é muito comum. Porém, é preciso se atentar para que esses equívocos não causem a desclassificação do candidato. Aliás, vale ressaltar que a prova discursiva também reprova.
Portanto, preste muita atenção naquilo que está colocando no papel e capriche ao máximo para que essa situação não aconteça com você.
Se você quer saber mais sobre como se dar bem na redação, é só continuar com a gente até o final. Pois, hoje mostraremos os 5 erros mais comuns em redação de concursos.
Por que fazer uma boa redação?
Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. Afinal de contas, se tornar um servidor em qualquer área é muito vantajoso, isso tanto pela sua excelente remuneração como obter a estabilidade profissional.
No entanto, para alcançar esse objetivo é necessário muito estudo e dedicação do candidato. Uma vez que as provas costumam ser bem extensas.
Vale ressaltar que a prova discursiva é aplicada na maioria dos concursos e vale muitos pontos. Por isso, é essencial fazer uma excelente redação. Porém, se não alcançar essa categoria o ideal é que ela fique pelo menos boa.
Nunca se contente com um texto “mais ou menos”. Na verdade, sempre dê o melhor de si para que sua redação possa alcançar uma boa pontuação e assim aumentar as suas chances de alcançar o tão sonhado cargo.
Dicas para não errar na redação
Não é normal tirar nota zero em uma redação de concurso, mas também não é impossível. Na verdade, o importante é elaborar um texto com qualidade para não correr esse risco.
Alguns fatores simples podem contribuir para que o candidato tenha a redação zerada sem ao menos perceber onde foi que errou. Dessa forma, listamos 5 erros cruciais que você deve evitar. Confira:
Letra ilegível
Um dos fatores que pode levar a sua redação a ganhar um grande zero é redigi-la com a letra ilegível.
Assim, os avaliadores não são obrigados a adivinhar o que o candidato escreveu. Por isso, treine muito a sua escrita para apresentá-la de forma bem legível. Desse modo, esqueça um pouco o hábito de digitar e procure escrever de forma manual. Assim, você pode treinar mais a caligrafia e ainda melhorar as suas habilidades.
Não fuja do tema para fazer uma boa redação
Outra dica muito importante é nunca fugir do tema principal da redação. Além disso, lembre-se que normalmente os textos devem conter 30 linhas, por isso, tenha em mente que você precisará completá-las sem perder o foco.
A ideia central da redação deve estar sempre presente. Então, se concentre no que está fazendo, para que as ideias não fujam da sua cabeça. Assim, fazendo com que palavras sem sentido apareçam em seu texto.
Não use linguagem informal
Uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer ao longo de uma redação é o surgimento da linguagem informal. Isto é, como falamos no dia a dia.
Hoje em dia, o vocabulário do brasileiro está cada vez mais repleto de gírias e outros expressões coloquiais. Portanto, pode causar sérios problemas para o candidato de um concurso.
Por isso, procure estudar com mais firmeza as palavras e seus significados para que não haja dúvidas na hora de usá-las. Além disso, jamais use gírias ou palavras que não compreendem a norma culta do idioma.
Texto sem estrutura é obstáculo para fazer uma boa redação
Um erro que acontece muito em concursos é a apresentação de uma redação sem estrutura.
Por isso dê a atenção necessária para essa etapa. Pois, como já dissemos anteriormente, essa etapa do concurso também reprova candidatos.
Para elaborar um bom texto fique sempre atento se nele contém introdução, desenvolvimento e conclusão. Pois, essas são as três partes obrigatórias do texto. Além do mais, ao utilizá-las com sabedoria, você conseguirá posicionar as ideias com maior clareza e sentido.
Incoerência
Apresentar informações que não condizem com a realidade é chamado de incoerência. Assim, isso mostra falta de compreensão ou desonestidade intelectual por parte de quem está escrevendo.
A desonestidade intelectual é uma forma bem educada de dizer que você está inventando dados intencionalmente, porque não tem o conhecimento necessário para falar sobre eles. E acredite, esses erros são imperdoáveis.
Agora que você já conhece os erros mais cometidos na redação de concursos é só passar bem longe deles para não ter sua prova zerada.