Neste texto, separamos algumas dicas que ajudam a evitar estrias e podem contribuir para a saúde da pele de diferentes maneiras. Afinal, quando cuidamos para que a pele não desenvolva estrias, automaticamente também estamos cuidando da saúde delas, não é mesmo? Por isso, neste texto nós reunimos uma série de dicas que podem ajudar a criar uma rotina de cuidados com a pele que seja mais saudável e eficiente. Não deixe de conferir!
5 dicas que ajudam a evitar estrias
As nossas dicas que ajudam a evitar estrias são bem simples, mas é importante você ter em mente que elas não são milagrosas. Isto é, pode ser que as estrias ainda apareçam, devido ao estilo de vida, predisposição, saúde, etc. Por isso, além de considerar as nossas sugestões abaixo, não deixe de conversar com um profissional qualificado, ok? Vejamos as considerações:
1. Mantenha a pele hidratada (por fora e “por dentro”)
Hidratar a pele regularmente pode ajudar a manter sua elasticidade e flexibilidade, o que pode reduzir o risco de desenvolver estrias. Lembre-se de usar produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele, proporcionando uma hidratação mais eficiente.
Além de aplicar os produtos na pele, considere também a hidratação que vem “de dentro para fora”, ou seja, considere beber bastante água ao longo do dia, pois isso pode ajudar a manter a pele hidratada e com mais elasticidade, o que promove a prevenção do aparecimento de estrias.
2. Cuidado com as mudanças de peso corporal
Quando engordamos abruptamente, a nossa pele pode não ter o tempo necessário para “esticar” junto com o nosso corpo. Isso significa que ela poderá sofrer pequenos estiramentos, como se fossem lesões, devido a esse ato de se esticar.
Por isso, buscar manter um peso corporal equilibrado e evitar mudanças bruscas na balança é uma das formas de prevenir as estrias.
3. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a tonificar a pele, melhorar a circulação sanguínea e promover a saúde geral do tecido cutâneo, o que pode ajudar a prevenir o aparecimento de estrias. Afinal, a região ficará mais hidratada e nutrida, melhorando o seu aspecto e reduzindo as chances de danos causados pelo ressecamento e falta de vitaminas, por exemplo.
4. Cuidado com a água muito quente do banho
A água muito quente no banho pode acabar fazendo com que a sua pele fique muito ressecada, aumentando as chances de que a elasticidade dela se reduza e, consequentemente, as estrias apareçam com maior frequência.
Portanto, prefira banhos mais mornos ou até mesmo frios, que não agridem a pele e podem ajudar a deixá-la mais macia e bonita.
5. Consulte um dermatologista
Se você tem predisposição genética a desenvolver estrias ou está preocupado com sua aparência, consultar um dermatologista pode ser uma boa opção. Isso porque o profissional pode avaliar sua pele e fornecer recomendações personalizadas para ajudar a prevenir o aparecimento de estrias ou tratar as existentes.
Tudo isso de forma cientificamente comprovada, e não com base em receitas caseiras sem procedência, está bem? Cuide-se!