5 DICAS para você INICIANTE que quer começar a INVESTIR NA BOLSA
Aprenda alguns passos básicos para quem quer começar a fazer investimentos em ações
Investir em ações e aplicar dinheiro pode ser um pouco assustador para quem está aprendendo como começar a investir na bolsa. Afinal, é um processo complicado, que exige atenção, disciplina e bastante estudo.
Então, o medo e a falta de estudos podem levar a erros que farão você pensar que talvez não seja uma boa ideia. Por isso, criamos um artigo com as principais dicas para te ajudar nessa hora, aproveite para conferir quais são.
Por isso, se você quer começar a aprender com segurança, é só continuar lendo este artigo. Separamos as principais dicas para iniciantes que querem começar a ganhar dinheiro investindo na bolsa de valores.
O que é e como funciona a bolsa de valores?
Primeiramente, você não pode começar a investir em algo que não conhece, certo? Por isso, antes de mais nada você precisa saber o que é a bolsa, como ela funciona e de que maneira você pode ganhar dinheiro investindo nela.
Então, aqui vão alguns conceitos iniciais que podem te ajudar na hora de conhecer um pouco mais sobre o sistema: a bolsa de valores é um tipo de mercado onde se negociam as ações de empresas e outros tipos de valores.
Assim, sua principal função é deixar essas compras transparentes para todos que queiram comprar ou vender. Também, é importante saber que a bolsa tem influência do mercado financeiro. Dessa forma, tudo que acontece na economia do mundo afeta os índices dentro da bolsa.
Dicas para aprender como começar a investir na bolsa
Assim, separamos algumas dicas importantes, além de características fundamentais que você precisa trabalhar antes de começar a investir de fato. É um fator muito importante que você pense nessas dicas como um guia para um estilo de vida que pode te beneficiar em várias áreas além dos investimentos.
1.Organize sua vida financeira
Não tem como começar a investir se você não tiver o mínimo de organização das suas finanças. Saber quais são seus rendimentos mensais, quais suas despesas fixas e o que sobra para poder investir.
Dessa maneira, começar a aplicar na bolsa exige que você tenha uma organização financeira adequada e que saiba qual sua realidade econômica. Se quiser saber um pouco mais, confira nosso artigo sobre como organizar o orçamento familiar.
Porém, se o seu problema é encontrar uma maneira de controlar as despesas, também temos um artigo com os melhores aplicativos para organizar suas finanças e fazer a gestão econômica.
2.Menos medo, mais estudo para começar a investir na bolsa
Normalmente, nós temos medo daquilo que não conhecemos ou que não sabemos o suficiente sobre. Assim, entender a bolsa de valores e estudar sobre isso é uma dica importante para quem quer começar a investir.
Você precisa se dedicar a entender os processos e não temê-los. Dessa forma, você entende que erros fazem parte do processo de aprendizado, mas que pode minimizar os danos se estudar bastante sobre.
3.Trabalhe a disciplina
Ter disciplina é uma das características fundamentais para quem investe em ações. Assim, saber quando e como prosseguir ou parar exige um grande autoconhecimento, e principalmente o pensamento racional.
Por isso, se você ainda não tem essa habilidade bem desenvolvida, é preciso que comece a trabalhar para melhorar sua disciplina antes de começar a investir. se você ainda pensa de forma impulsiva, hora de começar a deixar isso para trás.
4.Estude o mercado antes de começar a investir na bolsa
O mercado financeiro tem uma relação direta com as flutuações da bolsa de valores. Por isso, entender o que pode ou não afetar determinadas ações é fundamental para quem quer investir.
Você precisa estudar também de que maneira os acontecimentos mundiais podem interferir nas relações econômicas, e como prever essas influências para montar sua estratégia de investimentos
5.Foque em sua realidade para elaborar estratégias
Não adianta você querer começar a investir altos valores para ter o máximo de rendimentos, se essa não é a sua realidade atual. Não faça dívidas, projete metas e se adapte à realidade que você tem agora.
Todos os maiores acionistas e investidores começaram com pouco, e evoluíram gradativamente para os investimentos astronômicos. Então calma, tudo a seu tempo, e se você se dedicar, um dia também poderá receber bons lucros.
Pronto para começar a investir na bolsa?
Se você leu a pergunta nesse tópico e disse “sim” é melhor rever os seus conceitos. Esse artigo forneceu dicas simples que podem te ajudar na hora de se preparar para investir na bolsa.
Mas de fato, você ainda tem um caminho a percorrer antes de começar a ter seus primeiros rendimentos financeiros.
Dessa maneira, recomendamos que você estude bastante, se inteire bastante e ainda que pratique, fazendo simulações. Assim, você pode ter uma noção um pouco mais aprimorada sobre como realizar investimentos com segurança, e usando a inteligência.
Assim, separamos para você três livros que pode gostar de ler antes de começar a investir. São estratégias de investidores milionários para quem está começando e não sabe como:
- Investimentos – Os segredos de George Soros e Warren Buffett
- Ações comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher
- O investidor inteligente – Warren Buffett
Portanto, não deixe de ler esses conteúdos para entender por onde começar. Porém, mantenha sempre em mente que não é porque você leu um livro sobre investimentos, que está apto a correr riscos com seu dinheiro.
A prudência é o item número 1 entre todos os outros, junto do conhecimento e do estudo. Se estiver aprendendo, existem outros tipos de investimentos mais simples para quem está dando os primeiros passos.
Além disso, se precisar de um pouco mais de ajuda com economia e finanças, aqui é o lugar certo para encontrar. Continue acompanhando outros posts por aqui e veja como melhorar ainda mais sua vida econômica.