Adquirir fluência na língua inglesa é uma das metas de muitos estudantes brasileiros. O inglês, além de ser a língua mais falada atualmente em todo o mundo, é fundamental para o mercado de trabalho e para compreender diversos materiais de estudo produzidos nesse idioma.
Por isso, aprender o inglês está na agenda de muitas pessoas. No entanto, a maioria delas não pode pagar por um cursinho nem pode viajar para aprender o idioma em um contexto de imersão. Desse modo, muitos estudantes se dedicam ao aprendizado do inglês por conta própria.
Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco dicas de como estudar o inglês sozinho. Confira a seguir.
Ter um cronograma de estudos é fundamental para aprender sobre qualquer área do conhecimento, inclusive para aprender um idioma estrangeiro. Por isso, estabeleça dias na semana e horários fixos para estudar inglês. Se possível, determine qual atividade desenvolverá em cada um dos dias (leitura, compreensão de texto, conversação etc).
Estudar inglês em casa requer que o máximo de recursos digitais sejam inseridos na sua rotina de estudos, já que você não terá um professor a sua disposição para sanar dúvidas. Então, tenha sempre por perto (no computador, celular ou tablet) aplicativos que te auxiliem no estudo do idioma. O Duolingo e o Cambridge Assessment English, por exemplo, são ótimas opções.
Não adianta estudar por uma semana e esquecer os estudos nos 15 dias seguintes. É preciso ter constância e insistir no seu aprendizado. Haverá momentos nos quais desistir parece mais atrativo. No entanto, a necessidade de falar em inglês persistirá e adiar os estudos só vai atrasar o seu desenvolvimento.
Então, se possível, estude todos os dias. Reserve os finais de semana para o descanso, mas aproveite para ouvir músicas e ver séries produzidas em inglês.
Ler textos na língua estrangeira que você deseja aprender também é fundamental para o desenvolvimento do vocabulário e da compreensão. Priorize livros infantis, cuja linguagem é mais acessível. Além disso, você pode também apostar em ler notícias em inglês, matérias de jornais digitais ou blogs cujos assuntos sejam do seu interesse.
Por fim, para tornar o estudo menos solitário, busque na sua rede de amigos aqueles que também estão estudando o inglês. Troque mensagens em inglês, seja por texto ou por áudio com esses amigos. O importante é colocar em prática tudo o que vocês aprendem diariamente.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.