5 dicas para manter a calma na hora de uma prova de concurso
Saiba como ter um bom desempenho com essas dicas
É muito comum que os candidatos a qualquer processo seletivo sofram com ansiedade. Afinal, é uma avaliação com o poder de mudar drasticamente a vida de uma pessoa. Logo, é essencial manter a calma na hora de uma prova de concurso para que essas mudanças cheguem de uma vez.
Por isso, pesquisar maneiras de relaxar a mente é um dos passos mais importantes ao se preparar para fazer um exame de seleção. Obviamente, a parte teórica também é fundamental, mas o emocional é um fator decisivo quando já se tem conhecimento. Desse modo, confira 5 dicas para manter a calma na hora de uma prova de concurso.
Confira como manter a calma na hora de uma prova de concurso
Antes de tudo, o ideal é entender que esse sentimento é natural e que ele não vai desaparecer por completo. Isso porque todos os seres humanos têm ansiedade e convivem com ela em algumas situações.
Na verdade, esse é o grande ponto: é quase impossível que alguém não fique minimamente angustiado em um evento com um poder decisório tão grande. Sendo assim, manter a calma na hora de uma prova de concurso é também aceitar um pouco da euforia.
Sem brigas consigo mesmo
Nesse cenário, então, a recomendação é não ficar tentando desesperadamente afastar os pensamentos, numa luta interna com a própria mente, pois isso pode gerar ainda mais agitação.
Para resolver isso, é interessante observar a si mesmo e acolher as próprias sensações para que, depois, seja possível controla-las. Com isso, se torna capaz de identificar os momentos em que esses pensamentos surgem e logo tomar medidas preventivas.
Por exemplo, se acontece uma situação gatilho e é nítido que os sentimentos estão indo para esse lado. Assim, lembrar da própria dedicação, do tempo de estudo, do apoio dos familiares e amigos pode ser uma alternativa de, agora sim, afastar as ideias negativas para ter calma na hora de uma prova de concurso.
Meditação
Aqui, há uma resistência muito grande por parte dos candidatos, mas a verdade é que a meditação é uma das ferramentas mais eficazes para manter a calma na hora de uma prova de concurso.
Essa prática milenar, em geral, possui resultados a médio prazo. Por isso, deve ser feita em um ambiente tranquilo, confortável, livre de ruídos exacerbados e dentro de um horário adequado para cada um. Com o passar dos dias, então, a ansiedade vai diminuindo gradativamente.
Ainda, essa dica pode ser complementada com uma boa frequência de atividade física, principalmente aeróbica, como correr ou pedalar de bicicleta.
Preparação teórica
Sim, uma outra maneira eficiente de reduzir o estresse no momento da prova é estudar para ela. Mesmo que, claramente, todos já se cobrem muito sobre a rotina e sobre a quantidade de conteúdos revisados.
À vista disso, adquirir esse conhecimento ativamente, com o pensamento voltado para a resolução das questões, intencionando a paz mental, pode ajudar a manter a calma na hora da prova de concurso.
Isso porque o cérebro vai assimilando que, com o aprendizado, aqueles temas estão “deixando de ser um problema”. Então, nessa linha de raciocínio, ele vai dando lugar a preocupações mais reais do cotidiano e inibe essas fantasias do “não saber” no grande dia do exame.
O relógio
Um dos treinamentos que o concurseiro precisa dar bastante foco é o tempo de prova. Afinal, os minutos destinados para cada questão são indiscutivelmente preciosos. Desse modo, a maior parte dos participantes já vão para o local de avaliação com uma média de quantas horas levará para terminar.
Por isso, não é preciso que ninguém fique olhando para o relógio a cada 5 minutos, até porque o tempo não vai passar mais devagar. Pois assim, cada segundo a mais olhando para o relógio pode ser um a menos lendo as questões e um degrauzinho acima no nível de ansiedade.
Os demais concorrentes
Da mesma forma, é imprudente ficar observando os outros interessados que estão resolvendo o teste, uma vez que isso aumenta a sensação de competitividade.
E nesse sentido, a consequência direta é exatamente uma maior agitação. Porque, concentrados como estão, a impressão é que eles sabem muito mais do que você, o que nem sempre é uma verdade.
Posto isso, não é interessante se distrair prestando atenção no candidato ao lado. Pois, o foco que deve ter a maior importância é o de responder cada questão com o máximo de acertos possíveis e manter a calma na hora dessa prova de concurso.