Montar um título de redação é quase sempre um problema para os estudantes.
Apesar de não ser obrigatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, há sempre aquela pulga atrás da orelha na hora de colocá-lo em textos de concursos públicos ou vestibulares.
Será que eles farão alguma diferença na nota? Qual o tamanho ideal? Onde devem ser escritos?
Bom, essas são algumas das questões que aparecem quando o assunto é redação para avaliações, como de concursos públicos, vestibulares e para o próprio Enem, citado anteriormente.
Veja algumas dicas ótimas para você criar títulos coerentes e que abram sua dissertação com chave de ouro!
Claro que pular uma linha na redação do Enem ou do concurso público deixa a folha esteticamente mais agradável.
Mas isso nem sempre é possível, dependendo do tamanho da dissertação que você deseja escrever. Pelo rascunho feito anteriormente já dá para ter uma noção se caberá ou não e aí pode nortear se deve ser pulada a linha ou não.
Outra dúvida recorrente é sobre a colocação ou não do ponto final no título. No caso de uma redação, há uma dica a respeito disso.
Quando o título é uma oração, ou seja, formada com um verbo necessariamente, pode-se por o ponto fina. Já em títulos que não têm verbos, não são finalizados com pontos finais.
É uma regrinha simples, mas que às vezes passa batido na hora da prova.
Ainda podemos falar sobre o tamanho do título de redação. Há exemplos que vemos pela internet de redações com títulos gigantescos, alguns até com duas linhas de comprimento. Fazer isso não é recomendado, até por que você perderá mais espaço para escrever o texto.
Além disso, o título quando é muito grande aumenta as chances de tropeços, como palavras ou pontuações erradas.
Segundo especialistas mais ortodoxos, o ideal é que o título de redação seja composto por quatro ou cinco palavras no máximo.
Uma das melhores estratégias para montar um bom título de redação é esperar o texto ficar pronto.
Você verá que será bem mais fácil de pensar em algo contundente, de acordo com o que você escreveu.
Quando se trata de ENEM, o título da redação não é obrigatório. Portanto, caso você não tenha uma ideia sensacional para por na primeira linha é melhor ficar sem mesmo.
Por outro lado, se você pensar em um bom título, que seja coerente com o tema e que pode impactar a leitura do corretor, vale a pena por sim.
Não deixe de ler também – Dicas de estudo: 3 motivos para não deixar sua redação para o final da prova