Todos vamos ter que descongelar a geladeira pelo menos uma vez na vida. A não ser que você possua uma geladeira mais moderna, com sistema de autodegelo. De qualquer forma, não tem como fugir dessa tarefa que, muitas vezes, pode ser chata de se realizar.
Mas, como tudo na vida, sempre tem aquele jeitinho de agilizar o processo e torná-lo mais fácil. Por isso, continue lendo e confira como descongelar geladeira mais rápido.
Ainda que essa seja uma tarefa maçante, não tem como ser deixada de lado.
Uma vez que a geladeira é um dos eletrodomésticos de maior importância na casa. Afinal, é a responsável por permitir a preservação de alimentos por um longo período.
Por isso, ela deve receber bastante cuidado e atenção no momento de descongelar. Além disso, os valores de geladeiras costumam ser consideravelmente altos.
Então, manter a manutenção do seu refrigerador para que ele funcione do jeito correto é a melhor opção sempre.
Você sabia que o descongelamento esporádico do freezer ou congelador garante que sua geladeira tenha maior eficácia para a conservação dos alimentos? Juntamente a isso, o gasto de energia do seu eletrodoméstico será maior, visto que ele terá mais esforço para manter o ar gelado e circulando.
Além do mais, se o degelo estiver em dia, a dificuldade será bem menor na próxima vez que tiver que realizá-lo. Inclusive é recomendável que o refrigerador passe pelo processo de degelo pelo menos duas vezes ao ano.
No entanto, fique atento para realizar procedimento sempre que a quantidade de gelo for muito grande. Sabendo disso, saiba como descongelar a geladeira mais rápido e se livre dessa atividade tediosa.
A missão de degelar seu refrigerador será muito menos árdua com esses truques para acelerar a tarefa. Por isso, confira essas 5 dicas para descongelar a geladeira mais rápido, e garanta mais tempo para você.
Se a sua geladeira tiver função degelo, acione-a. Senão, desconecte-a da tomada. E lembre-se de esvaziar o congelador antes de começar o descongelamento.
Em primeiro lugar, evite o acúmulo do gelo por muito tempo. Pois, placas grossas de gelo atrapalham e deixam o processo mais lento.
Ao descongelar, procure deixar a porta da geladeira aberta para que possa haver a ventilação do local.
Para agilizar o processo é interessante deixar um ventilador ligado na frente do freezer.
Se você tiver em casa, um secador pode ajudar no processo. Mas tome cuidado ao utilizar esse item perto de locais molhados. Além disso, evite utilizá-lo demais. Pois, o uso a longo prazo pode danificar o refrigerador.
Procure, também, descongelar em dias quentes, acelerando ainda mais o processo de degelo. Além disso, conforme o progresso do descongelamento, vá retirando os pedaços que já estão soltos do seu refrigerador.
Agora que você aprendeu a como descongelar geladeira mais rápido, atente-se para esses cuidados ao realizar o degelo. A princípio, evite a utilização de objetos pontiagudos, como facas e garfos, para tentar desgrudar o gelo do refrigerador.
Visto que a geladeira utiliza um sistema de resfriamento por gás, perfurar suas placas podem atrapalhar seu funcionamento. Assim como, pode até mesmo estragar o refrigerador permanentemente.
Planeje-se antes de começar o degelo. Se tiver como, procure outra geladeira para deixar seus alimentos enquanto realiza o processo. Se não houver nenhum outro local, coloque-os em uma caixa térmica para preservá-los.
E em último caso, se não houver a possibilidade de nenhuma das alternativas anteriores, há uma solução. Então, mantenha os alimentos na prateleira mais acima possível do refrigerador, pois é o local mais resfriado além do freezer.
Aproveite também para passar um pano no freezer e tirar a sujeira que se acumulou. Mas evite o uso de álcool, vinagre ou ainda outros produtos fortes, dê lugar para o bom e velho sabão e água.
Mesmo que agora você saiba como descongelar a geladeira mais rápido, evite de ter que fazê-lo com frequência seguindo essas breves dicas:
Em primeiro lugar, evite deixar a porta do congelador aberta por muito tempo. Isto é, não permita que fique entrando muito ar no local.
Se necessário, confira se a borracha da geladeira ainda está funcionando corretamente. Assim como, se o termostato não está ajustado para uma refrigeração muito intensa.
Se ainda estiver ocorrendo o congelamento intenso, procure assistência técnica para conferir o refrigerador. As dicas para descongelar geladeira mais rápido ajudaram você? Pois, fique ligado e não perca as próximas dicas.