Estudar lógica pode ser necessário para quem já é um universitário. Afinal, muitas faculdades possuem essa matéria na grade.
Entretanto, aprender lógica e incluí-la na vida de modo geral pode trazer excelentes benefícios. Conheça a seguir motivos para você embarcar nesse estudo!
Estudar lógica simbólica básica é como aprender uma nova língua, embora com um pequeno vocabulário e apenas algumas regras gramaticais.
Você aprende a fazer todo tipo de coisa com esses novos símbolos: use-os para analisar a lógica de sentenças comuns, testar a validade dos argumentos e construir provas para argumentos complexos para os quais a validade não é óbvia. Os exercícios que o ajudam a se tornar hábil nessas coisas são como quebra-cabeças, então se você gosta de sudoku, provavelmente vai adorar a lógica.
A lógica é essencialmente o estudo do raciocínio ou argumentação. Usamos a razão o tempo todo para fazer inferências que são úteis para nós. Se nosso carro não pega, raciocinamos que a bateria pode estar descarregada – então testamos a bateria.
Se a bateria não estiver descarregada, deduzimos que o problema deve estar em outro lugar, talvez com o motor de arranque – então verificamos o motor de arranque e assim por diante. O raciocínio aqui é simples, mas às vezes as cadeias de raciocínio podem se tornar bastante complexas.
Fazer um treino para construir argumentos eficazes e identificar os fracos é uma habilidade útil em quase todos os campos de atuação, bem como na vida cotidiana. Ajuda a nos orientar na direção da verdade e longe da falsidade.
A arte da persuasão recebe o nome de retórica. A retórica, como a lógica, costumava ser uma parte essencial do currículo de artes liberais. Infelizmente, nenhum dos dois é geralmente necessário por mais tempo.
A retórica pode abranger quase todos os meios de persuasão – exceto suborno, chantagem ou violência física. Inclui, por exemplo, apelos à emoção, imagens provocativas ou jogos de palavras inteligentes.
Não há dúvida de que tudo isso pode ser persuasivo; entretanto, o mesmo pode acontecer com o raciocínio convincente. Não estamos dizendo que um bom argumento sempre vencerá a retórica inteligente. Afinal, os seres humanos não são vulcanos como o Sr. Spock. No longo prazo, porém, bons argumentos geralmente ganham.
O pensamento falacioso – na forma de propaganda, exagero, desorientação e até mentiras descaradas – abtoma conta de nossa cultura.
Políticos, anunciantes e porta-vozes atacam espantalhos, apelam à opinião da maioria, promovem pistas falsas ou se opõem a uma visão simplesmente porque não gostam da pessoa que a defende. A familiaridade com falácias comuns desse tipo ajuda a torná-lo um leitor, ouvinte e pensador mais crítico.
E então, gostou de conhecer as razões para estudar lógica?
Não deixe de ler também – Filosofia: Conheça os pilares da teoria do conhecimento